quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Gestnave: desemprego e precariedade são as ofertas do Governo

Já tinha lido no Blog do BE Moita uma moção de solidariedade para com os trabalhadores da Gestnave e Erecta apresentada na Assembleia Municipal da Moita.
Deixo-vos agora com as ultimas sobre este caso "Gestnave/Erecta" sacado no site Distrital do BE:

Gestnave/Erecta

«Os trabalhadores da Gestnave receberam em casa as cartas de despedimento, com efeitos a partir de 31 de Março. A Lisnave assinou um protocolo com o Governo, para contratar a termo alguns destes trabalhadores, a partir de Abril, através de uma "empresa instrumental", com salários inferiores em um terço e com total ausência de direitos laborais. Os trabalhadores promovem esta quinta-feira mais uma tribuna pública, em frente ao Governo Civil de Setúbal, a partir das 9h.
Em 1997 o governo de António Guterres assinou um acordo com a Lisnave determinando a integração dos tabalhadores da Gestnave nos quadros da própria Lisnave. Esse acordo nunca foi cumprido. Até que no final de 2007, o governo de Sócrates determinou o encerramento da Gestnave, "com as inerentes implicações nos contratos de trabalho, quanto à sua cessação por caducidade, nos termos previstos no nº3 do artigo 390º do Código do Trabalho".

Em Janeiro, os cerca de 200 trabalhadores da Gestnave receberam as cartas de despedimento em casa, com efeitos a partir de 31 de Março. O documento refere que a rescisão voluntária pode ser feita até 26 de Fevereiro, com indemnizações de 1,3 salários por cada ano de trabalho.

Ainda em Janeiro, o Governo assinou com a Lisnave um protocolo, que não tornou público - nem sequer aos deputados da Comissão Parlamentar do Trabalho e da Segurança Social - mas que foi lido pela administração da Lisnave aos trabalhadores, e onde consta, segundo estes, o recurso a uma "empresa instrumental" por meio da qual a Lisnave contratará parte destes trabalhadores que receberam a carta de despedimento, com salários até um terço inferiores, e sem direito a remuneração por horas extraordinárias.

Esta quinta-feira os trabalhadores da Lisnave promovem uma Tribuna Pública em frente ao Governo Civil de Setúbal, convidando os vários grupos parlamentares, e tendo já a confirmação da presença da deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Aiveca. Na agenda está também uma reunião com a Governadora Civil.»

5 comentários:

paginadora disse...

Mais uma empresa que vai levar ao desemprego e subsequente desespero centenas de famílias. Que triste país este, que cada vez mais caminha para o abismo.
Um Abraço

paginadora disse...

Voltei novamente para informar que o Arre Macho tem um prémio nas Páginas, desde o dia 15 de Janeiro.
Desejos de bom fim-de-semana.

k7pirata disse...

Desleixo meu.
Obrigado amiga em nome do colectivo.
Abraço.

O Broncas disse...

Quem será A PAGINADORA?
Deve de ser imaginativa e talvez "torta que nem um corno"...
Se assim não fosse, como é que o Arremacho seria premiado ?!

Anónimo disse...

Falem com o Chora , ele tem solução para isto tudo.