segunda-feira, janeiro 21, 2008

Tratados & Tratantes, lda.

Em tempos aprendi no Cais em discussões entre fragateiros, esta interessante frase: "-quem me caga, não me limpa!".

Que triste figura fizeram os nossos governantes e maioria dos deputados, naqueles dias de frenezim teatral e populista que envolveram os retoques para aprovação e assinatura do denominado Tratado de Lisboa.

Cagança tão parecida, só a chegada do cortejo a Roma no tempo do Magnânimo, que por confusa decisão do Papa, os portugueses ainda hoje em registo, por lá nos dicionários, são sinónimo de Borlistas.

Então não é que no passado dia 17, por proposta de David Brown 1º ministro no Reino de sua Majestade, se realizou uma reunião entre os ministros das finanças dos países da U. Europeia em Paris, preparando os trabalhos para um novo Tratado que se concretizará em Londres já no próximo dia 29 de Janeiro.

Desta vez, tudo será mais aprofundado e objectivo, nomeadamente a actual crise financeira ocidental, posto que em Lisboa com a ajuda da submissa hospitalidade dos Governantes portugueses, fácilmente aprovaram "a palhada literária" que na actual conjuntura, dá-lhes um grande jeito.

A menos de um mês de distância, vamos ter mais um tratado, o de Londres - tudo está a ser preparado pelos experts em protocolos, até a Rainha lá vai, garantindo assim uma cerimónia de beija-mão, tão ao gosto do nosso 1º ministro. Até o uso da libra que poderia ser um entrave, está resolvido. Todos os governos aceitaram trocar euros por libras durante o conclave.

Quando recordo os discursos, os estilos e até os gestos e tiques dos nossos governantes, perante os estrangeiros vindos das várias bandas da Europa - sinto vergonha!... como o discurso de Edite Estrela no Parlamento Europeu, absolutamente ôco, apenas de auto elogio e bajulíce, enfeitado pelo sotaque saloio de quem tem a mania de falar "bom português". Tanta cagança, para afinal em menos de um mês o Tratantes de Lisboa quedarem-se perante a malévola vaidade do Reino de sua Majestade.

O Povo engana-se e é enganado muitas vezes. Mas os Portugueses já provaram mais do que uma vez ao longo dos séculos serem capazes de rejeitar a bajúlice, e assim não aceitarem a imagem que os actuais governantes transmitem do PAÍS. Não aceitamos que nos representem como uma cambada de pindéricos. A manifestação de 18 de Outubro foi apenas o começo.

Um dia destes havemos de referendar, não um, mas todos os Tratados, nem que seja por atacado.
E aos Tratantes, deixo-os com a frase: "-Quem me caga, não me limpa!"

3 comentários:

Anónimo disse...

Apreciem esta bufaria pidesca e nojenta.

Chegou por mão amiga e amável.

MdS

k7pirata disse...

Epá MdS, não sei como é que ainda visitam aquilo.

Anónimo disse...

Espero não ter de votar em coisas tão estúpidas como esta do tratado de Lisboa. Parvoíces, é o que é!