quinta-feira, janeiro 10, 2008

Escavacam isto tudo...

A população de Alcochete que há quase um século ficou revoltada por o Comboio ter ficado pelo Montijo, que para ter transporte para Lisboa, fez uma "vaquinha" para comprar um barco. Em poucos anos calaram o pio aos Montijenses - hoje têm uma ponte, e vão ter um Aeroporto.

A minha opinião sobre a localização do aeroporto, não é opinião de jeito. No plano técnico sou um zero, sobre o impacto ambiental quase o mesmo, sobre negócios e demais envolvimentos financeiros ainda menos. Embora tivesse tentado pelos inúmeros debates a que assisti com a intervenção de grandes experts, não consegui. As contradições e reviravoltas, quer de técnicos, quer de politicos eleitos, foram tantas e tão grandes, que acabei por não perceber nada. Cedo concluindo, tratar-se de um jogo entre equipas poderosas, onde só se viriam a conhecer os vencedores após o apito final do árbitro.

Como também o Árbitro, sem vergonha nenhuma, chegou a anunciar apoio a uma das partes, não sei hoje se no meio desta confusão, não haverá matéria processual, a incluir na operação "Apito Dourado".

O absurdo deste processo não corresponde em nada à importância e dimensão do projecto, caracterizando bem o baixo nível a que os politicos dominantes chegaram - em que a nula ponderação se demonstra pela repentina e inesperada importância do Deserto e do direito concedido aos Camelos, a terem um Aeroporto.

Sou adversário da persistente litoralização do País, deste desgraçado rumo que neste estreito território, consegue "retirar Trás-os-Montes aos Transmontanos e o Alentejo aos Alentejanos". Sem perceber nada disto, cruzava diagonais neste rectangulo e encontrava a localização para o Aeroporto. Em consequência, soluções para travar a desertificação e demais problemas de interioridade.

O cenário está a escurecer - uns putos, sem motivo, ao pontapé mesmo aqui ao lado, acabaram de escavacar uma papeleira. Os Governantes e a maioria dos politicos eleitos que andam por aí, promovem a bandalheira e a aldrabíce escavacando o país.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quero acima de tudo chamar a atenção para a especulação imobiliaria nesta zona.
O vosso andar vai ficar a valer 32x mais.
O Pinhal Novo e a Corigues vai conmeçar a puxar pelos investimentos e terrrenos da zona.
A Moita tem apenas a 3ª travessia do Tejo com expropriações a preços da uva mijona.
A não ser que a Pluripar se deixe dormir .

Unknown disse...

Aeroporto de Alcochete ou de Benavente...?
É como o freeporte de Alcochete, Lisboa em vez de Alcochete, Montijo.
Alguem anda a alterar o mapa da terra...

Anónimo disse...

Lisboa está onde está! Ulisses filho de Laertes, rei da Ítaca, deu-lhe o nome...Volveremos ao passado? É claro isto é da lenda.

Depois a litoralidade do processo sendo confrangedor, é factual e certo.

Quando alguém diz que uma ponte é um bem, duas pontes é assim assim, três pontes é um crime tratam-no como um atrasado mental...

O crescimento obrigatório das populações vai originar o erro da ETAR Moita/Barreiro + poluição do Tejo etc etc etc.

Mas se de facto tinham de fazer um Aeroporto Internacional e como em qualquer lugar que o implatem ele faz algum estrago, por que não el Benavente/Montijo

Anónimo disse...

Olha que os Montijenses ainda não esqueceram " o comboio de Alcochete"... Também não acho que a Vasco da Gama "seja" de Alcochete, apenas tem uma saida para lá, assim como tem para outros sitios.
Beijinhos

Anónimo disse...

Eu sei o que tu és em matéria de falhanços financeiros da tua vida!
Vão muitos anos de conhecimento e bastam 3 ou 4 palavrinhas escritas para te conhecer!
Explica-me, podemos recusar o Aeroporto?
Vivemos sozinhos no Mundo?
Então, porque não beneficiar?
Tomar precauções, diminuir riscos, mas aumentar regalias...não?
Velho!
Tira a cabeça do buraco

O Broncas disse...

Este anónimo acertou.
O meu primeiro falhanço financeiro, foi quando não aceitei por duas vezes, em duas empresas diferentes, vender o posto de trabalho como o patronato propôs - era activista sindical, até me ofereceram o dobro.
Ainda hoje não estou arrependido.
De resto, trabalho sem ser trabalhador de circunstância. Não procuro expedientes, nem sequer estou velho.

Velhos são os que recorrem a Ulisses, que no seu tempo não tinha as acessibilidades de hoje, nem o TGV, nem Aviões.
Velhos estão todos os que admitem que um projecto tão importante tenha sido tratado de forma tão estúpida.

Luís Morgado disse...

A SENHA
Informo que a reunião se realiza dia 18 de Janeiro. O local Z, está garantido. Os camaradas responsáveis pela mobilização deverão a partir deste momento iniciar a tarefa.

Anónimo disse...

@vacaria do toino:

mas a Corigues ainda existe? Ao pé de mim estão prédios por acabar deles, pensei que já tivessem falido.