domingo, novembro 04, 2007

Na Homília de Hoje

Na missa transmitida pela televisão, a anteceder a ladaínha do credo despertou-me a oratória do sacerdote,"...no tempo que corre invocando ideologias, existe quem pretenda afastar-nos de Deus, que a mensagem de Deus não chegue ás escolas e aos hospitais... e por lá continuou.

Neste periodo de festejos, ainda distantes do pré-advento que começa logo após o S.Martinho, ainda sem o sacrifício de jejuar - os púlpitos e altares viraram pianhas para discursos politicos, cumprindo assim a orientação papal por cá deixada pelo Cardeal Tarcisio Bertone que recentemente esteve no Santuário de Fátima.

A Stº Madre Igreja nada lhe falta, tem tempo, dinheiro e espaço para tudo, sem que Deus a financiasse, e mesmo assim ainda quer mais, até mesmo impôr se ninguém a travar no percurso.

Infiltram-se na vida das pessoas, nas familias pretendendo até definir os parâmetros educacionais para filhos e netos, usando a palavra de Deus como se falassem com ele todos os dias.
Têm todo o direito de acreditarem no que quiserem, e exactamente por isto têm o dever de respeitar os outros. Não me faltam amigos que crêem em Deus, pois de forma civilizada descobrimos que por acordarmos em relação a grande parte das coisas da vida, não teria sentido qualquer atitude de afastamento. Até porque se Deus em que acreditam promove o bom senso, que jeito teria ser proscrito de tais amizades. Naturalmente, quando falamos de religiões nunca estamos de acordo.

Neste caso, conheço muitos crentes defensores da liberdade que não se reveem na orientação PAPAL, que como eu não aceitam que nas escolas, hospitais e outras instituições públicas, tenham de existir crucífixos a adornar camas e salas de aula.

A Igreja pode usar os púlpitos para o que entender, é livre de o fazer como fez hoje, mas por sentir-se representante de Deus omnipotente e omnipresente, não fica imune a criticas, nomeadamente quando extravasa do religioso para a intervenção politica.

5 comentários:

Jay Dee disse...

Concordo plenamente

Anónimo disse...

Que é isto de conhecer muitos crentes defensores da liberdade?
Já ouvi muito disparate, mas como este...Custa a acreditar ó broncas...
Então onde fica aquela tirada que diz que a religião é o ópio do povo?

Penso que estás a viver novas vivências e por isso, de vez em
quando da-te para a verdade. Sempre tiveste propensão para o ataviamento da revolução.

Contudo, as revoluções, mesmo as de cariz ilustrada como a tua não passam de reencarnações pequeno-burguesas inferiores. Amem!

Anónimo disse...

OI, lá estás tu a descambar para a direita, bolas os teus zizagues, dá para te considerar bêbado (também)politico.
Qualquer dia dás com o focinho nalguma aresta viva revolucionária e ficas K.O. durante um tempo largo

Deus ,então, que fique contigo, mais os acólitos e alcoólicos, eu vou ali já venho

Anónimo disse...

Existem muitos revolucionários até da tua Concelhia que com mais de 50 anos decidiram recasar-se com a benção de Deus, antes até se baptizaram. Ou estavam bêbados ou com uma pedrada de ópio. Mas que bonitos que eles e elas íam.

O Broncas disse...

Para uma boa resposta, às vezes o melhor é uma boa pergunta - Para que são tantos disparates?...