terça-feira, setembro 25, 2007

Romarias ou Manifestações Politicas ?

Neste ano de 2007 têm decorrido inúmeras peregrinações, romarias e procissões que ultrapassam por todo o país as registadas por tradições. Todas convergem na referência aos 90 anos da "primeira aparição de NªSª de Fátima".

Por exemplo na Moita, já se realizaram três procissões, três peregrinações e três romarias, duas destas resultaram de desavenças entre elites, cujo fanatismo religioso deslizou para a verborreia estúpida que publicamente se observou.

A Cavalo, de burro, de bicicleta, a penantes e até de barco, são muitos os que cumprem a orientação do Cardeal - fortalecer as acções de massas, para que em sede de negociação da Concordata, os governantes cedam tornando o Estado menos laico, garantindo acessos à Stª Madre Igreja para gerir milhões a comtemplar no próximo Orçamento de Estado.

Ao contrário do que é dito por destacados membros da Igreja, tais realizações sendo de facto o resultado do "fenómeno" da fé, são essencialmente o resultado da capacidade manipuladora do Aparelho Católico - usando os crentes para atingir os seus objectivos politicos, económicos e financeiros. Tratam-se assim, não de acções angélicas, mas de poderosas manifestações politicas.

É com tristeza que observo que tão boa gente, até amigos, embarcaram na peregrina romaria, que de barco e a cavalo partiram no dia 21 para Fátima. E pior ainda estou, por terem levado a nossa Padroeira, que nunca foi "uma Maria que vai com as outras" a envolverem-na agora com a tal "aparecida", cuja promiscuidade explica negócios de milhões à 90 anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

No Natal, até o Cristo-Rei vai estar todo iluminado...

Anónimo disse...

O mistico bacamarte das Caldas, só por injustiça vossa é que não será iluminado...