domingo, junho 17, 2007

Repressão em EUSKADI

Conheço EUSKADI, conheço a ancestral resistência cultural daquele povo à dominação exterior, à perca de identidade - apesar da violência das guerras, da repressão e habilidosa politica franco/fascista seguida da doçura democrática à europeia.

O apêgo à sua identidade transcende a filiação e simpatias partidárias, sendo frequente nestas organizações o recurso a quadros de curtas ou inexistentes raízes culturais para garantirem algum funcionamento - a desconfiança em relação aos que dão como adquirido o domínio do estado espanhol é grande, determina a existência de um fosso enorme, até no seio dos tradicionais eleitores dos Partidos que integram o "Estado Espanhol".

A luta do Povo Basco, não se consegue perceber e analisar em duas penadas como a comunicação social em conformidade com o "Estado Espanhol" por aí divulga. Não se resume ás actuações da ETA ou ao seu aniquilamento, é muito mais do que isto, e ainda mais se descobrirmos que Espanha não é uma nacionalidade.

Arnaldo Otegi, dirigente e porta-voz do ilegalizado Partido BATASUNA, foi preso. Otegi, figura que recentemente o 1ºministro José Zapatero qualificou "um homem de paz", que nunca ninguém provou tratar-se de um operacional da ETA, de estar envolvido directa ou indirectamente em operações daquela organização, foi preso no dia 8, neste paraíso da liberdade e dos direitos humanos que é a União Europeia.

Apesar disto, não tenho dúvidas que acabará por concretizar-se um acordo politico que porá fim a este conflito, em que Euskadi deixará de ser um país sob o domínio do Estado Espanhol.

6 comentários:

AV disse...

O problema é internacional pois os Bascos também reclamam uma porção de território Francês.
Existe na Galiza e norte de Portugal um "movimento" para criar a Naçõõm Galécia:
http://calacia.blogspot.com/
http://thorberg.blogspot.com/
http://norteamos.blogspot.com/
O AVP vai dedicar brevemente um dossier a esses regionalistas que querem tirar um território português que se estende até a Coimbra.

O Broncas disse...

Também conheço, e também em outras partes de Espanha, ou melhor em outros países e povos sob o dominio da bandeira da família Bourbon.
Também conheço por cá o movimento Alhos Vedros ao poder, e neste caso manifestar-me-ei se o seu ideólogo AV for preso, como aconteceu a OTEGI.

AV disse...

Broncas, somos dois editores o AV1 e o AV2,o que te estou a comunicar é que esse factor Galécia, não é a mesma coisa que o factor País Basco, Portugal tem fronteiras definidas vai para mil anos, uma língua, uma história.
Os espanhóis de cá e de lá da fronteira, vão-se aproveitar dessa Independência do País Basco se se efectuar e querer também a Independência dessa "Galécia Celta", que inventaram para criar confusão nos Portugueses do Norte.
Só peço para ficarmos atentos e não nos metermos nos assuntos de Espanha e França, para salvaguardar a nossa independência e evitar a fragmentação de Portugal, que está a ser tentada com a volta da regionalização e com estes jogos regionalistas feitos pelos espanhóis e pelos porcos ibéricos Portugueses.
A Espanha é um grande problema, porque são muitas nações e línguas e culturas, unidas por uma monarquia, nada temos a ver com os seus problemas e as suas independências, eles que se entendam, não vais querer compartilhar com Espanha uma guerra civil de independências.
Portugal é UNO do Minho a Cabo Verde...depois explico isto no Dossier "Galécia é uma Falácia".
Com respeito ao direito de Alhos Vedros ser Concelho, recordo-te que a Moita o é apenas há 150 anos e Alhos Vedros foi-o durante mais de 500 e naturalmente que o tornará a ser.
Depois leva-me uma ganza para eu fumar na prisão...

Abraço do AV2

O Broncas disse...

Portugal reafirmou a sua nacionalidade depois da Revolução de 1383, exactamente na batalha de Atoleiros. 0s artesãos de Lisboa e os alentejanos garantiram mais de 80% daquelas Forças Armadas arranjadas à pressa sob a direcção de Nuno Álvares. O "Ibérismo" naquela e nas outras batalhas teve a resposta, não serão os parvalhões de agora que nos vão obrigar a repetir a dose.

Isto é uma coisa, mas a libertação da vossa aldeia é outra.

Que culpa tenho eu que em Alhos Vedros não tivessem imaginação para acrescentar "ribatejo", para inventarem lezírias, para construirem uma praça de toiros e agora por último até um círio?

Não vos podeis queixar, a culpa é vossa. Apesar disto lembro-vos que o Tony Carreira vem á Praça de Toiros. Sempre é melhor que essa malvada ideia de arrebentar com aquilo.
(não me estou a ver de arma em punho, a rastejar na vala para recuperar a estação da CP do controlo alhosvedrense)

Mesmo assim se forem dentro levo-a e é de polén, daquela do Paquistão.

AV disse...

O AVP agradece, camarada Broncas !
:D

PMS disse...

Peço desculpa, mas o http://norteamos.blogspot.com não é independentista. Nem sequer é oficialmente regionalista. Apenas defende medidas para o desenvolvimento da região norte.