terça-feira, maio 15, 2007

A Conferência Nacional sobre a Politica de Solos na Moita

Nesta terra de exageros, onde a vaidade, a estúpidez e a hipocrisia são alento para projectos e até para forjar tradições, já nada admira. Por cá, já conseguiram transformar um espelho de água numa extensa fossa com hectares de merda, até o bonito parque já parece a prisão do Pinheiro da Cruz. Com tantos exageros, com tantas romarias, - um dia destes ainda vão acontecer aparições e milagres no Alto do Carvalhinho.
Já nada admira.

Não me deixo iludir pelos envolvimentos e interesses politicos subjacentes à realização da Conferência, são óbvios, nomeadamente pela escolha do local para a sua realização, sem dúvida que sendo a Politica de Solos um problema Nacional, é, pela dimensão dos cambalachos que se conhecem no Concelho, um exagero - em outras partes do país os cambalachos são bem maiores.
Esta é uma argumentação estúpida.

Neste Concelho, o nebuloso PDM gerou movimentações, nebulosas ou não, cresceram em participação e conteúdo, não apresentaram propostas da trêta, possuem estudos onde a esgrima entre o interesse público e privado surgem expostos com transparência. É assim natural que colham simpatia e apoios de pessoas sabedoras do assunto, gente com destaque, como inevitávelmente não faltarão outros com objectivos alheios à própria Conferência, mas isto são coisas desta vida, e não mais que isto.

Tenho à minha frente vários textos escritos por comunistas sobre a politica de solos, até um maravilhoso trabalho que integrou uma Conferência do PCP em 1977, - porque neste momento não estou a pensar noutros Concelhos, afirmo que o PDM proposto na Moita não pode ser obra de comunistas.
Assim, considero que o comunicado que mais uma vez não é da C.Concelhia do PCP, mas d'um Secretariado - é mais um exagero, daqueles estúpidos que ocorrem por aí todos os dias.

13 comentários:

Chapa disse...

Daqui a pouco, estás a dizer que também pensavas que o PCP era um partido marxista-leninista.

Anónimo disse...

Óh senhor Broncas, tenho uma piscina para lhe oferecer.
Vocemecê aceita? (faz de conta que é acessor do senhor presidente, e que de vez em quando despeja a fossa para a rua).
Claro que não estou a falar do Avençado.

nunocavaco disse...

Broncas parece-me que os assuntos relacionados com Urbanismo são muito complicados de entender por muita boa gente. É só burocracia. Desde a lei de bases que não é cumprida até ao Plano Nacional que só é aprovado depois de os Municipais o terem sido, esvaziando o conteúdo nacional que deveria ser de orientação.
Também me parece que a não aprovação de todas as Revisões de PDM´s é muito estranha. Nenhuma REVISÃO FOI APROVADA, O QUE É MAU.

Sobre a conferência vou escrever duas coisas:

Acho interessante o tema da conferência, algumas intervenções anunciadas parecem ter muito interesse e isso acho positivo o que não acho positivo é a forma como alguns elementos do movimento comentam a Revisão PDM e a actuação da Câmara, comprarando-a com algumas actuações "mediáticas" de outros municípios. Não acho positivo, entendo que é de lamentar e isso por si já é motivo para eu não participar na Conferência.

A segunda situação prende-se com o facto de eu conhecer muitas pessoas que não entendem o que é referido. Por exemplo, várias foram as vezes que li e ouvi, pessoas com responsabilidade a afirmarem que houve tranferência de REN de um sítio para o outro, ora isto é ignorância. Nenhum procedimento permite transferir REN de um lado para o outro, a REN é delimitada através da interpretação de regras específicas e por isso é afecta a um local. A única forma de não a considerar é desafectá-la desse local e essa decisão não passa pela Câmara Municipal que apenas a propõe segundo critérios definidos. A actuação da Câmara pode ser criticada não podemos é brincar com as palavras levando-as a ter outro significado, diferente do real.

Por último e para não acabar a seco, não percebo porque é que a comunicação social, que tanto espaço dá ao problema do PDM, não refere os prejuízos que o Concelho vai ter com o traçado do TGV e mesmo com a inutilização de um loteamento aprovado no princípio dos anos 80, que seria uma mais valia para o concelho, o NOPQ no Vale da Amoreira. Parece-me um assunto demasiado lesivo às populações do concelho para ser ignorado pelos órgãos informativos, mas se calhar não é tão mediático.

Um abraço

O Broncas disse...

Para Chapa
O PCP pelo seu programa, é uma organização marxista, pelos seus estatutos e estrutura orgãnica é leninista. Como funciona, bem...

Para o d/piscina
gostava de ter uma piscina para poder criar patos,patas e muitos patinhos - bravos, marrecos,mudos e até da ... para despejar a fossa, garanto-lhe que não faria como o avençado.

Ao Nuno
Percebi, aliás percebo a engrenagem que envolve um PDM,só que também percebi, e neste caso bem cedo(em 1999)a montagem de outras engrenagens com afeição legalista facilitada, em relação à qual não aceito sequer ingenuidade por parte de alguns dos actuais eleitos da CDU.

Lembro que existem vários militantes do seu Partido, que então denunciaram internamente o que se estava a desenhar.

É esta vertente que determinou todos os acontecimentos - as alterações à REN incluídas no PDM proposto, surgiram num cenário ajeitado.
Facto que não condiz com as orientações do teu Partido.

Lamento que tais práticas ofusquem outras realidades nefastas para o Concelho que têm de ser combatidas, mas a responsabilidade disto acontecer, é em exclusivo de alguns dos membros eleitos da CDU, nomeadamente do Presidente da Câmara.

Anónimo disse...

Ó broncas diz lá quais as engrenagens e o cenário ajeitado que a gente quer saber.

Anónimo disse...

Interessante.
http://umportodostodosporum.blogspot.com/2007/05/dizem-que-deveria-ser-uma-espcie-de.html

nunocavaco disse...

Depois de o meu último comentário os senhores que organizam a conferência mostraram que quem deles discorda sofre uma espécie de gozo. Chamaram-me pró-lixo, porque escrevo uma data de coisas em muitos sítios- coisas como direitos dos trabalhadores, coisas que pelos vistos não são verdades incovenientes, mas é assim. A postura fica-lhes bem e justifica tudo o que já escrevi.

Anónimo disse...

Foi dito:
Apesar de se tratar de alguém muito prolixo...
Ora, pode ver-se...
prolixo | adj.
do Lat. prolixu
adj.,
difuso;
demasiadamente longo;
superabundante na expressão até se tornar fastidioso e obscuro.
...
Acontece que NC percebe pouco ou finge perceber pouco da língua pátria, pois confunde o que cita ...pró-lixo... com o que foi dito...prolixo.
...
Se para além de termos de pregar comportamentos democráticos e boas práticas de governação, ainda nos virmos obrigados a ensinar português à direcção política do poder local da Moita, aí ...por favor!

nunocavaco disse...

É este o tipo de situação que para mim não passam de provocações. Será que a utilização do termo não foi de sentido, tipo bi-direccional. É porque eu considero a pessoa que escreveu este comentário um idiota.

Anónimo disse...

..."É este o tipo de situação que para mim não passam de provocações...."
...
A direcção política da Câmara e os seus ajudantes sentem-se acossados, vêem provocações no simples manejo da língua portuguesa.
...
Pede-se à Câmara educada e cerimoniosamente umas Brochuras de tipo cultural e turístico, para serem ofertadas a Professores Universitários, outros Técnicos e Deputados de visita à nossa terra.
O que responde a direcção política da Câmara da Moita?
..."pedido indeferido..."
.....
Convida-se educada e cerimoniosamente para uma iniciativa nacional o Presidente da Assembleia Municipal Joaquim Gonçalves (não responde), o Vice da Câmara (não responde), o Vereador Carlos Santos (não responde), o Vereador Miguel Canudo (não responde), a Vereadora Vivine Nunes (não responde), o ajudante Nuno Cavaco (não responde), mais o outro (não responde), e a outra (não responde), ...
...
Desgraça, com gente desta não há pachorra!

nunocavaco disse...

Está mais que provado que é provocação.

O ajudante Nuno Cavaco, que assina com o nome, entende e é livre de entender, que o que escreveu está comprovado pelo comentário de resposta feito não sei por quem.

A vida não é só o que pensamos dela, os outros também pensam e também vivem.

Anónimo disse...

NC picou-se com o termo "ajudante".
Na verdade, "ajudante" nada tem de menor.
Houve alguém que disse que os Secretários de Estado eram ajudantes.
Assessor é um ajudante.
E ajudar é um acto nobre.
Porquê picar-se?
...
Se escrevemos "prolixo", interpretam-nos como se significássemos "pró-lixo".
...
Se escrevemos "ajudante", é porque "ajudante" merece reparo.
...
Por favor!

nunocavaco disse...

Conversa da treta, melhor ainda que a do Zé Pedro Gomes e António Feio. Ajudante, prolixo, idiota, enfim...