sábado, abril 14, 2007

Destaques do Jornal da Moita

Combois da Pedra
ao terrététeu do Srº Antrópologo, lembro apenas que a história dos comboios da pedra está mal contada, investigou mal. Ao restante subscrevo o que o AV escreveu no respectivo Blog.

Conquista de Ceuta
o Srº Victor Cabral exaltou a ideia de uma Feira Medieval em Alhos Vedros - por isto e pela persistência, tem desde já o meu aplauso. Uma inicíativa do género neste Concelho só tem sentido e validade histórica nessa Vila, já chega de pirosíces como aquela mania da Moita que nunca foi do Ribatejo.

Entretanto, considero que deve ler melhor e investigar não só as crónicas de Azurara - por certo perceberá que a Conquista de Ceuta, foi apenas uma estúpida e criminosa cruzada, geradora de prejuizos para o Reino, pontualmente amenizados com os primeiros mercados de escravos realizados em Portugal naquela época, que ao contrário do que escreveu, só atrasou a Gesta dos Descobrimentos.
Tal Feira Medieval, e só em Alhos Vedros - a bem da cultura e dos bons valores, deverá esforçar-se em traduzir a história que foi.

Município Está a Expulsar a População da Barra Cheia
com o anticomunismo que só a lamúria religiosa consegue disfarçar, o Etnógrafo/Sacristão vestido à lavrador, só disparou disparates.

Como todos sabem na Câmara da Moita não existem comunistas eleitos, mas mesmo que existissem, que culpa é que a Câmara tem de com o Euro a caixa das esmolas apresentar menos rendimentos?

A(s) Romaria(s) em Carta Aberta
"... penso que tem havido pouca transparência em anos anteriores... ...receitas e despesas foram tratadas como de algo raro se tratasse e que não pudesse ver a luz do dia..."

Com isto não admira nada que pela mão do Mira um dia destes apareçam nos jornais, documentos do bembom, facturas de wisques, charutos e mais coisitas gastas pela fidalguia do burgo.

Nesta tradição de sete anos, que ninguém consegue provar tratar- se da reposição do que quer que seja, é de "bradar aos céus", a enorme falta de senso a par da vergonhosa disponibilidade da Câmara para se envolver em trapalhadas destas.

Uns vão levar a imagem da Nª Srª do Carmo, outros a Stª de Marcarena disfarçada de Boa Viagem, quando por uma réstea de bom senso e respeito próprio, deveriam optar por umas matrafonas coloridas e rechonchudas, compradas num qualquer bazar chinês.

Sem comentários: