domingo, março 25, 2007

AI MÃE DO CÉU

Na Moita que não é do Ribatejo - alastra uma miserável Cultura caseira assente no culto da mediocridade, da pequena inveja, da mesquinhez, num pedantismo balofo gerador de episódios grotescos, que só o nojo impede "barrigadas de rir".

Reparem bem!
"A Romaria a Cavalo da Nª Srª da Boa Viagem - Moita do Ribatejo - ao Santuário da NªSrª de Aires - Viana do Alentejo, à semelhança de outras actividades da A. Equestre Moitense, é um produto registado ! A A. Equestre Moitense é a única detentora do registo junto do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) desta Romaria, pelo que qualquer tentativa de usurpação é punível por lei." (publicado no jornal O RIO)

Seguindo no mesmo artigo um estúpido apêlo à antiga, - à bufaria, para que denunciem às autoridades competentes, caso se verifiquem contactos relativos á VII Romaria promovidos por outras instituições que não aquela A.Equestre.

A existirem duas sessões da VII Romaria, a Câmara Municipal que se deixou envolver nesta palhaçada, só se vai safar desta porque a sessão que promove não levará a tradicional imagem da Nª Srª da Boa Viagem, levará apenas uma imitação, uma Matrafona comprada no mercado a uns tendeiros. Mediante isto, qualquer Juiz em tribunal decidirá absolver a Câmara, posto não existir similítude entre as sessões da respectiva Romaria.

De facto, a Imagem tradicional da Nª Srª da Boa Viagem vai na Romeira sessão da A. Equestre, garantindo alegria e esperança aos peregrinos por esses caminhos fora, ficando este ano a segurança contra salteadores, bandoleiros e borlistas, a cargo da Stª Padroeira da GNR .

A saudável evolução cultural deste evento industrial, este ano é tal, que todos os peregrinos estão garantidos por uma forte Seguradora - Protecção & Companhia MÃE do CÉU lda.

12 comentários:

AV disse...

Broncas este texto tem duas situações que estão erradas.
Primeiro: A A. Equestre Moitense é a única detentora do registo junto do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), não é verdade, a AEM registou a romaria a 18.1.2007 e a comissão organizadora da romaria da ARTM-AEVA-CMM-CMVA foi formalizada em 6.2.2007. As duas estão por isso registadas no INPI.

"A Câmara Municipal que se deixou envolver nesta palhaçada, só se vai safar desta porque a sessão que promove não levará a tradicional imagem da Nª Srª da Boa Viagem, levará apenas uma imitação, uma Matrafona comprada no mercado a uns tendeiros. Mediante isto, qualquer Juiz em tribunal decidirá absolver a Câmara, posto não existir similítude entre as sessões da respectiva Romaria."

As duas são matrafonas, nas suas palavras pois a Igreja não cedeu e acho bem, a imagem que está na Igreja da Moita a nenhuma associação.

Nada destes dois pontos é relevante, o que sobra é que as Cãmaras CDU da Moita e de Viana apropriaram-se duma ideia que foi reinventada pelo Mira e pela AEM e transformou uma manifestação religiosa e civil num objecto de poder e afirmação camarária, desta iniciativa que já conta seis edições e tomou algum peso mediatico no panorama de mediocridade que a Moita transmite para o exterior sendo por isso usurpado pelo poder moiteiro.

AVP

O Broncas disse...

Apesar da tua correcta explicação, a trapalhada existe, para ela sem dúvida que concorre com destaque os procedimentos da Câmara. Assim o quadro surreal e de humor resultante, não merece outras considerações além da trapalhada que escrevi, pois neste caso o bom senso está apenas do lado dos perissodáctilos que no assunto,até ficaram de fora.

Sobre o Poder Moiteiro, no qual não me revejo, até já dispensei a Praça de Toiros, não te esqueças que o Presidente da CMM é de Alhos Vedros, ou pelos menos por lá habita.

Anónimo disse...

Vocês não estarão a dar importãncia demais ao Mira, ao presidente e ao conde Trapeiro?

Anónimo disse...

Cada um tem a importância que mereçe, mas mostrem quantos Miras têm feito alguma coisa pela Moita que eu saiba só um e não mais ninguem

FEIRA EQUESTRE - IDEIA DO MIRA

ROMARIA NOSSA SRª DA BOA VIAGEM AO SANTUARIO Nª SRª DE AIRES - IDEIA DO MIRA.
E SABE-SE LÁ MAIS O QUÊ ESTARÁ PARA VIR.

SEGREDO.....!

Seca-lhar não sendo ele da Moita dá mais importância ao bom nome da terra do que aqueles que são de cá e tudo fazem para destruir.

Anónimo disse...

Tudo isto dá muita vontade de rir,o presidente da Camara da Moita (JOAO LOBO) anda muito preocupado porq. a AEM este ano não realiza o romaria nos dias 25 a 29 de Abril, mas sim nos dias 2 e 6 de Maio, razão que o leva a organizar uma romaria porque iria prejudicar as festas de Viana do Alentejo que são no último fim de semana de Abril.
E então a Feira do Cavalo não prejudica as Festas da Baixa da Banheira, segundo me parece a Baixa da Banheira pertence ao concelho o qual o Sr. é responsável e eu durante estes anos todos ainda não o vi preocupado em alterar a data da feira por causa das Festas da Baixa da Banheira ou será que a Feira Equestre também é tradição e as Festas da Baixa da Banheira Não.
Pois é, agora lembrei-me as Festas da B.B têm pouco interesse as pessoas não podem pousar para a posteridade nem tão pouco aparecem na TV.

Anónimo disse...

O Mira dá à Moita - depende do ângulo de visão - secalhar não dá...
E afinal quem são as pessoas que compõem os orgãos sociais da Associação Equestre Moitense?
E da outra que por aí já apareceu?
Merda de Câmara, que por oportunismo se envolve em coisas destas.

Anónimo disse...

os orgãos sociais estão eleitos por meioria em assembleia quem quizer saber quem são é só contactar a AEM
mas a associação que vai a caminho dos 12 anos nunca roubou ideias de ninguem, inventou algumas e até tem feito parcerias com outras associações de varios tipos e outras autarquias
por isso acho que a associação tem levado o bom nome do concelho em toda a parte.

Anónimo disse...

Bom nome e melhores contas...

Anónimo disse...

falam tanto da romaria, eu como sou da Moita e gosta das romarias estou a pensar ir a Viana do Alentejo ver a procissao, só que quero que me digam a procissao em Viana em honra de nossa sra de Aires costuma ser no ultimo domingo de Abril e foi essa a ideia do Sr Mira quando ha 7 anos realizou a primeira romaria... mas se agora querem fazer em Maio será que vai haver duas procissoes.. bem deve ser uma para os habitantes de Viana e outra para os romeiros do Sr Mira.. como se diz na giria ao gosto do fregues....

Anónimo disse...

Ja agora acrescentando aos comentarios ditos anteriormente será que o padreco da Moita faz duas procissoes da N. sra da Boa viagem, uma em setembro nas festas e outra em Agosto para os emigrantes franceses..é que este artista que caiu na Moita tambem é a favor da romaria do Mira, só falta dizer que ele almoça e janta em casa dele, agora dizem que vai estar ausente da Moita... olha se querem uma benzedura vao aos prostetantes que secalhar ficavam melhor benzidos porque com padres destes qualquer dia a Moita é uma terra de Jeovas e outros mais

Anónimo disse...

Mas quem é esse Mira? Deve ser o dono da Moita, não? Para o próximo ano se lhe apetecer faz a romaria em Agosto e os parvos vão todos atrás dele... Viva a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense!

Anónimo disse...

O Mira agora é que criou tudo, não? Talvez seja verdade, mas se criou agora também quer destruir... Ele devia era ter vergonha na cara e pagar tudo o que deve desde a 1ª edição da romaria (sim, que ainda há contas a fazer!!! - já para não falar das dívidas ao Grémio!!!)Devia fazer as malinhas e ir embora da Moita de vez!