quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Vitória Laica

Mais por ignorância que por falta de dinheiro, não recorro à imprensa estrangeira, mas lendo as transcrições que por aí divulgam, traduzem-me a ideia que outros em outros países têm de nós.
Relativamente ao referendo, à vitória do Sim, as manchetes da França, Inglaterra, Alemanha e até do vizinho estado espanhol, acresceram-me a dimensão da vitória.

O caminho está aberto, cabendo agora aos defensores do sim garantirem na lei e na sua aplicação concreta este novo patamar civilizacional, distanciando-se da da pressão e "tortura" dos preconceitos Canónicos.
Em Portugal, a prevalência do Dogma da Fé, levou um coice. A Stª Madre Igreja, averbou a maior derrota desde o tempo em que perdeu o controlo administrativo da estrutura do estado com a criação das Conservatórias e do Registo Cívil nos primeiros anos da República.
O Código do Direito Canónico, a pouco e pouco vai-se confinando apenas ao sumptuoso espaço do Estado do Vaticano.
Apesar de se saber que a reacção do tecido social é sempre retardada na interiorização das grandes modificações, um salto foi dado, tornando à partida diferentes todas as discussões inerentes à emancipação da mulher.

Viva a Libertação da Mulher!

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo Rocha:

Vindo de um rapazinho que até considero inteligente, as suas posições face ao IVG e a sua constante mistura do NÃO com a Igreja, revelam que eu estava enganado.
Para muitos, como eu, que independentemente das posições da Igreja consideram um feto com 10 semanas um ser humano, o voto não, éra inevitável... tal qual como sou contra a pena de morte, mesmo aplicada ao Saddham!
Quando começa a vida humana? Para a Igreja é no acto da concepção. Para Sócrates é às 10 semanas. Para si calculo que seja no acto do nascimento. Para mim... para mim, suportado pela ciência, digo que é por volta do 15º dia... vá lá... 3 semanas de gestação.
Isto porque o ADN que caracteriza o individuo como único não está (ao contrário do que diz a Igreja) definido logo na concepção (o ADN através de divisões aleatórias que a física quântica explica, fica definido só ao 15º dia).
Ou seja... sou a favôr da pilula do dia seguinte, do DIU e de outros métodos que a Igreja considera abortivos. Sou contra o aborto até às 10 semanas.
Se vcê é tão burro que não percebe isso... lamento!