segunda-feira, janeiro 29, 2007

Com Ajuda do AVP e da VM

.
Pois já o Broncas tinha alertado para um episódio caricato, rude e mal cheiroso do "homem das 4 sogras", caso queiram ler o texto outra vez cliquem aqui.


Consultor da Câmara da Moita vive em moradia de luxo de uma empresa de construção civil
A revisão do Plano Director Municipal da Moita está a ser contestada pela oposição e por muitos cidadãos. Em causa está um alegado projecto de urbanização maciça do concelho. A história da casa de um braço-direito do presidente da câmara, em que este tem uma intervenção determinante, é exemplo do que também é o poder local um pouco por todo o país. Mesmo em câmaras de maioria comunista.
…(continua)…
Ler Artigo completo aqui.

Uma história complicada de "amizade pessoal"
"Se nesta sociedade já não podemos ter amigos empresários, então não acredito nesta sociedade", afirma Rui Encarnação
"Tenho uma estima pessoal muito grande e uma relação profissional de há muitos anos com Emídio Catum e só isso é que pode explicar esta situação." A declaração foi feita por Rui Encarnação e serve para justificar o facto de, segundo garante, a moradia em que reside ser sua - embora tenha sido construída em terrenos da Montiterras, uma empresa daquele seu amigo, em nome da qual se encontram todos os documentos que lhe dizem respeito.
…(continua)…
Ler Artigo completo aqui.

Um licenciamento muito excepcional
Excesso de área foi ignorado pelo então vice-presidente. Piscina está ilegal. Técnico municipal fez projecto
O projecto de arquitectura apresentado pela Montiterras para a moradia do Penteado, em Fevereiro de 2000, foi aprovado em 29 dias, apesar das objecções dos serviços, e a licença de construção foi deferida 43 dias depois. Tudo isto com a assinatura do então vice-presidente e actual presidente da Câmara da Moita, João Lobo.
…(continua)…
Ler Artigo completo aqui.

Protocolos com os grandes construtores debaixo de fogo
A revisão do PDM da Moita está a ser fortemente contestada, entre outras coisas, por causa dos protocolos celebrados pela câmara com um grupo de grandes promotores
Criticada como poucas vezes se tem visto em Portugal, pelos partidos da oposição e por um movimento de cidadãos, a revisão do PDM da Moita contempla a exclusão de vastas manchas da REN, que se admite somarem mais de 400 hectares, assim transformados em solos urbanizáveis. Paralelamente, a proposta aponta para a afectação à mesma reserva ecológica de quase o dobro daquela área de solos agrícolas, pertencente a pequenos proprietários.
…(continua)…
Ler Artigo completo aqui.

Uma semana não chegou para a câmara responder
As matérias tratadas nestas páginas, em particular as condições em que a moradia da Montiterras foi aprovada pelo presidente da câmara e as alterações ao PDM previstas para o local em que ela se situa, foram objecto de um pedido de esclarecimento dirigido a João Lobo na noite do passado domingo para segunda-feira. Tratava-se de um conjunto de 24 perguntas escritas, entre as quais foram seleccionadas as 12 que o PÚBLICO julgou mais importantes, depois de o chefe de gabinete do autarca ter comunicado, na quarta-feira, que as respostas seriam dadas "dentro das disponibilidades dos serviços", mas não nos prazos solicitados. Apesar desse encurtamento, nenhuma daquelas perguntas obteve resposta até agora.
…(continua)…
Ler Artigo completo aqui.

Por José António Cerejo, in Jornal "Público", 28 de Janeiro 2007.

4 comentários:

Anónimo disse...

... corupção e política é unha com carne! achar que por serem deste ou daquele partido não são corrumpidos ... é ficção...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

k7pirata disse...

Não posso concordar que toda a gente leve pela mesma medida, pois um caso recente na Câmara de Lisboa demonstrou que nem todos são corruptos ou se deixam corromper. Muito pelo contrário, fizeram questão em divulgar a tentativa de corrupção.
Quando se apegam ao poder tudo vale.
Mas como em tudo na vida, existem sempre as ovelhas ranhosas dentro desta ou daquela força política. É necessário apanhalos e serem presentes a tribunal para responderem sobre os actos cometidos.

Anónimo disse...

Por aqui há mais ranho do que nas canas da índia da antiga "vala real" numa manhã chuvosa de Maio.

Anónimo disse...

A época do ranho e das constipações há muito que dura. Não haverá cortigripe que cure esta pandemia?