segunda-feira, junho 19, 2006

A PILHAGEM e a piolhagem (1)

No futebol já não há terceiro mundo.
Frase que já ouvi várias vezes no café enquanto assisti, nunca mais de meia hora a bocados de alguns jogos. Desses bocados, registei dois penaltis não marcados a favor de uma equipa africana, n'outro observei uma cotovelada que arrebentou em sangue o rosto do adversário, vá lá, foi posto na rua, a vítima é da Austrália...

As elites politicas de muitos daqueles países, aprenderam depressa a importãncia do futebol, assim o seu envolvimento forte na criação de meios acolhedores à participação de muitos jogadores migrantes,já instalados e rodados em outros países, nomeadamente na europa. Tal como cá, embora com parãmetros diferentes, o fenómeno é usado para a exaltação tribalista/patriótica, onde não faltam os condimentos alegóricos do disparate e da irracionalidade. Por exemplo, em muitos daqueles países, e também por cá, pouco ou nada fazem para obstar "à fuga de cérebros", dando a parecer que a inteligência e o saber os incomoda.
Normalmente quem assim decide, no chamado Terceiro Mundo, sustenta-se no poder pela dimensão serviçal no cumprimento das orientações das super estruturas internacionais, manipuladas pelas transnacionais sob a batuta do imperialismo.

Em Timor a bronca estalou, exactamente porque o 1ºMinistro rejeitou propostas, velhas propostas p'ró pitroil, como as que nos anos 50 e 60 governantes Árabes aceitaram, optando pelo seu bem bom, preferindo a especulação financeira no estrangeiro, a investir no desenvolvimento e bem estar dos respectivos povos e países. São governantes serviçais. São actualmente os apoiantes dos STATES.
No actual governo de Timor existe quem se disponha a ser serviçal, existe quem tenha o apoio da Austrália, da Santa Madre Igreja e do actual presidente dos STATES.


É por isto que neste momento, mais do que os resultados da selecção, estou interessado em saber em que lado a selecção de GNRs, lá em Timor irá jogar...

Num intervalo de um jogo, até já ouvi, "o Ramos Horta é que devia ser o 1ºMinistro, pois o gaijo que lá está parece que é muçulmano"...
Isto só demonstra que a informação que os grandes orgãos por cá atiram, faculta a construção de opiniões destas em muita gente, normalmente gente que vive e pensa p'la rama, pois é mais fácil saber de futebol, mas os manipuladores sabem que eles andam por cá, que até são muitos e vão votar, como dois da vizinhança que até culpam a Câmara por não ter uma equipa de varejadouros, para destruir os ninhos da Andorinhas, clamando que só fazem lixo e atraem Osgas, que isto até parece o Terceiro Mundo.

Os dois têm bandeirinhas nas varandas...

1 comentário:

k7pirata disse...

Ah pois. É tipo cometer pecados e ir ao confessionário, as bandeiras também dão esse resultado de que fazem tudo para melhorar a nossa desgraça.