sexta-feira, junho 09, 2006

Os Nossos Ícones

No dia Mundial da Criança O Presidente de Portugal em convívio com os craques do futebol de partida para a grande disputa, considerou-os uma referência valorosa para as "nossas" crianças, para a juventude portuguesa. Dias antes a ministra da educação considerou os professores responsáveis pelo insucesso escolar.

Então assaltaram-me a memória as "nossas" referências e os ícones presentes em diversas representações patrióticas.

... Em 1986 os escandalos sexuados no México, escarrapachados nos jornais desportivos de quase todos os países, nada foi apurado; em França aqueles festejos de balneário onde escaqueiraram aquilo tudo, nada foi apurado; na Coreia J.Pinto agride o árbitro, todos viram, mas as pressões aligeiraram o castigo a tão exemplar desportista...

Não faltam exemplos patrióticos a atestar importantes referências para as "nossas" crianças, para a juventude. Não faltam ícones eleitos merecedores de ilimitada impunidade, embora os professores sejam os responsáveis pelo insucesso escolar.

Os resultados da autópsia são conhecidos, aquele jovem já produto das referências patrióticas, estava carregado de cocaína e alcool, matou-se a alta velocidade. Dizem que aquela estrada é perigosa, que está mal sinalizada, argumento dos manipuladores de opinião e sentimentos das "nossas" crianças, da juventude. Mas o ignóbil compensa, e aí está mais um ícone que garantiu elevados níveis de audiência, justificando já peregrinações.

Os professores, aquela cambada que ainda não percebeu a necessidade e até a sede por novas referências e ícones sentida pelas "nossas" crianças, são de facto os responsáveis pelo insucesso escolar.

Cá por mim, desconfiado de estar a decorrer a implantação de um sistema de educação estupidificante, embora mais modernaço que o obscurantismo salazarento, discordo da pulverização de ícones - suprime-se tal necessidade, simplesmente repondo em moda o Bacamarte da Caldas e o empertigado Galo de Barcelos, desde que na condição de os libertar da actual onda peregrinista, e, das lamúrias com que em tempos tentaram aprisionar o fado.

É TAMBÉM POR ISTO QUE NÃO DESFRALDO BANDEIRAS NAS JANELAS.

5 comentários:

Chapa disse...

A culpa é dos professores, que não conseguiram fazer-se respeitar, quando apanharam a canalha política nos bancos da escola.

Anónimo disse...

Verdade, verdadinha!
Nem eu, nada de Bandeiras!
Só se for a da Monica Belluci!
Essa sim, bela Icone...

Trilby disse...

Não consigo entender porque se diz tanto mal do país e depois anda tudo a pendurar bandeiras nacionais. Pensarão que a bandeira nacional é um ícone da selecção de futebol?

Anónimo disse...

O chapa teria razão se eles tivessem frequentado o público, mas a maioria andou nos colégios privados, alguns até andaram no público, mas nos ex-libris que só quejandos entravam.

AV disse...

E então o Baía de bandeira em cima do pêlo na revista do Expresso de hoje.
Isso é que é motivo para um gajo não se aproximar de pano igual.
Já há 2 anos também escolheu as vésperas do Euro para dar uma grande entrevista, ao mesmo jornal e aposto simples contra triplicado que com a "cunha" do mesmo colunista do jornal.
Um assim para o gorduchinho.

AV1