sexta-feira, junho 09, 2006

O Prof. Marcelo tem de ajudar-me

Em trabalho na semana passada estive num bairro que julgo pertencer ao concelho de Loures, as habitações são barracas ou casotas abarracadas. Naquelas horas em que lá estive observei muitas crianças, algumas bébés que recentemente começaram a andar, uma brincava com um cão musculoso, que tinha vários pensos e muitas cicatrizes sem pêlo, poucos adultos, retrato percebido porque eram horas de trabalho, ou de desenrascanso sem horas p'ra quem não o tem.

Registei na memória três factos; o permanente cheiro nauseabundo lá concentrado, talvez por não haver vento; muitas bandeiras nacionais, em todas as habitações algumas com duas, três e mais; descobri uma barrraca toda enfeitada, ninguém lá estava, tinha duas ferrugentas latas de tinta a marcar a entrada, numa hortelã bem viçosa, noutra um enfezado girassol, nas paredes de platex já enfulado estavam fotos do Cristiano Ronaldo, do Cavaco Silva e já com as cores queimadas, uma pose daquela actriz americana, celebrizada pelas suas mamocas espevitadas, e a boca jogular que a internete internacionalizou numa prática de sexo oral.

A inalar aquele cheiro que a viçosa hortelã não venceu, no meio daquela "fartura" en galanada de bandeirinhas, elegi aquela, como a "Barraca da Esperança".

Acreditem, que lá ninguém sabe!
Ai de mim, brincar com os sentimentos dos outros.

Tudo isto pode parecer simples, mas para mim é muito complicado.
Na rua onde habito, que não tendo nada com a Quinta da Marinha, existem jacarandás, existe perfume, maus cheiros só por desleixo de algum vizinho ou porque o pessoal do lixo fez uma legítima greve, pois bandeiras até hoje, contei apenas nove.

Ai de mim, brincar com os sentimentos dos outros.
Será que os habitantes daquele Bairro de Barracas são todos patriotas e que a maioria dos meus vizinhos não?!...

Preciso mesmo da urgente ajuda do Professor Marcelo Rebelo Sousa, necessito que na próxima arenga televisiva, esclareça isto:

- O QUE É SER PATRIOTA?
- O QUE É PATRIOTISMO?
- O QUE É A PÁTRIA?


Enquanto não valer a pena perceber, mesmo sem brincar com os sentimentos dos outros, na janela da minha casa a bandeira não será desfraldada!.

3 comentários:

nunocavaco disse...

O professor Marcelo só deve conhecer a Quinta da Marinha. Na minha opinião a miséria leva a que as pessoas se agarrem a algo, aqui foi à bandeira, que para eles não significa o que para mim significa, o país que permite esta miséria. Ao dizer isto não digo que o Marcelo seja mais culpado do que eu, aliás não o é, somos todos culpados.

k7pirata disse...

Na minha também não será desfraldada bandeira alguma.

Anónimo disse...

Ao NUNO CAVACO
Acredita que não estou em condições de assumir individualmente responsabilidades e culpas no "cenário colectivo" que o Pres. de Portugal expôs e o 1º ministro elogiou.

Em tudo o que andei e ando envolvido, por certo que nem sempre acertei e acerto, nunca é fácil saber como fazer melhor. Em consciência, só sei que nunca trabalhei pouco, só sei que não trabalho pouco... todos poderão julgar-me, mas nem na mais simples conversa, aceito a generalização que exposeste.
Tudo o que tenho, por exemplo o computador, que pode até ser igual ao do Cavaco, acaba diferente. FOI TUDO ESFOLADO!...

Atenção! mesmo em simples retórica, basta uma distração para tranversalmente sermos apanhados e embrulhados, sem destrinçar o que é ser propositivo e reivindicativo.

Um abraço.