quinta-feira, maio 04, 2006

Na Moita - Largadas de Toiros mudam de local.

A trabalheira, o alvoroço, a poeira e a lama na avenida Teófilo de Braga acaba definitivamente. Aquela avenida no decorrer das tradicionais Festas de Maio e Setembro será restítuida à população, aos veraneantes e forasteiros, - irá ali surgir outra estética festeira a animar o acesso ao maior monumento desta Vila, a Praça de Toiros "Daniel Nascimento".

As obras que decorrem a bom ritmo no Parque Municipal, contemplam a montagem de vedação, opção fundamentada no desejo "Regional Moitense" de elevar a vertente mais popular da tauromaquia, a mais "pagâ daquelas artes", como um impulso para o desenvolvimento sustentado deste Concelho.

Nem Pamplona superará a Moita. Estas sim, serão as largadas mais lindas e inéditas do cada vez mais estreito mundo taurino. Tudo verdejante, os toiros a refrescarem-se no lago, as tartarugas a passearem-se pelos seus cachaços e de vez em quando a mordiscarem e remoerem plantas frescas, conjugando sem saber, factos e provas que colherão universalmente pela 1ª vez o parecer positivo da Protectora dos Animais.

Só pensadores, criativos de alto nível se lembrariam de coisas destas.
Foi brilhante a ideia de vedar o Parque, é mesmo patriótica e susceptível de medalha p'lo PR, a decisão de lá se passar a realizar as largadas de toiros das referidas Festas.

A decisão de vedar o Parque vale apenas por isto, pois qualquer visão estética urbana daquele bem público, não o admitiria. Por questões de segurança, ainda menos, até por isto é caso de deixar no ar a seguinte pergunta:

- Quem é que vai vigiar a vedação?

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa.
Se a PSP da terra nem vela pelos municipes noutros sítios. Veja-se a quantidade de assaltos que decorrem no centro da Moita a qualquer hora do dia ou da noite.
E ainda querem mais esquadras. Só se for para colónias de férias.

Anónimo disse...

Mas boa, boa é a proposta de mais uma Associação para a Moita, desta feita a Fundação para as tradições.
E lá tinhamos como moderador, o mamador-mor (de euros, entenda-se).

Mas tenham atenção: se é para sacar uns subsidiozitos, olha que este ano, a coisa está preta.

k7pirata disse...

Certamente voltarão a colocar os pavões para dar sinal de alarme, eh eh eh.

Chapa disse...

Os pavões não, que são muito vaidosos. Sugiro que contratem os patos-bravos, dos muitos que há no concelho,nem todos vão de vento em popa.

Anónimo disse...

E das Largadas, ninguém diz nada!?,,,

AV disse...

Pouco há a dizer, se até querem criar uma fundação só para as boiadas !

E já agora quem vigiará os vigilantes da vedação ?

O Zé

Anónimo disse...

Com um terreno destes deve ser nessessário a malta levar cascos de aluminio, para não escorregar no relvado, por isso tá tudo a ir aos armário buscar as chuteiras do tempo da escola.........

Aficionados da Moita disse...

vai ser bonito de ver ...o pessoal a correr e a levar km eles... pessoal vou e mas e abrir uma loja de chuteiras pras largadas...ntao era por isso k eles keriam vedar o parke... a com cada ideia mas protnos vamos ver se da resultado...