quarta-feira, maio 24, 2006

I.V.G.

Interrupção Voluntária da Gravidez
Abaixo assinado
Despenalização do aborto na Assembleia da República


A experiência e a realidade vividas desde o primeiro debate parlamentar realizado em 1982 – que permitiu a aprovação da Lei 6/84 – até aos dias de hoje, puseram em evidência não só as interpretações práticas restritivas na aplicação dessa lei mas também que as principais causas ou situações que levam as mulheres a recorrer à interrupção voluntária de uma gravidez não se encontram contempladas na lei.

Sem dúvida que é necessário reforçar os meios preventivos – ampliar as condições de acesso a consultas de planeamento familiar e a acessibilidade à contracepção, incluindo à contracepção de emergência; concretizar a educação sexual; e garantir a protecção social da maternidade-paternidade.

Mas é igualmente necessária uma nova lei de despenalização do aborto. A Assembleia da República tem a capacidade, a legitimidade e a responsabilidade de mudar a lei. Porque ao Estado compete garantir às mulheres que necessitem de interromper voluntariamente uma gravidez, o direito de decisão em segurança para a sua saúde e dignidade, de acordo com as várias recomendações das Nações Unidas e do Parlamento Europeu. Por outro lado, a existência de uma nova lei não imporá, a nenhuma mulher, a prática do aborto.

No exercício de um direito de cidadania, as/os abaixo-assinadas/os reclamam da Assembleia da República a aprovação de uma lei de despenalização do aborto, a pedido da mulher até às 12 semanas de gravidez, pondo-se fim a uma criminalização que ofende os mais elementares valores humanos e civilizacionais e representa uma intolerável agressão e ameaça às mulheres portuguesas.


  • - a mulher decide
  • - a sociedade respeita
  • - o estado garante


Subscreva o Abaixo assinado AQUI .

4 comentários:

Trilby disse...

Só não entendi porque é que está tanta coisa em inglês. E também não sei se irá resolver alguma coisa porque tenho ideia que já não é nesta legislativa que se vai voltar a falar no assunto. Mas não posso estar mais de acordo.

k7pirata disse...

Tens razão Trilby, apesar da petição estar alojada na petition on line, podia estar em português não só o texto como todo o resto.
Mas o principal é que o pessoal assine.

AV disse...

Isto não tem a ver com o post, mas é para dizer ao K/ pirata, que utilizo o Som No Palheiro, do Arre Macho, como banda sonora quando estou no computador, a selecção musical é muito boa, passem mais Ska, do antigo e Dub do antigo tb.

AV2,um apreciador

k7pirata disse...

Amigo AV2, sempre que o alojamento me deixe, continuarei a encher o som do palheiro, os skatalites já estiveram a rodar por aqui mas retiraram os links dos temas. Prometo tentar colocar mais variedade.
Abraço.