domingo, março 05, 2006

RESPEITO PELO SAGRADO...

A barbárie destruidora da Biblioteca de Alexandria, na convivência humana persiste em reaparecer.

Neste Planeta, que parafraseando Saramago "o universo ainda não deu conta da nossa presença", todos somos humanos, integramos povos e países, em que nada nos faz diferentes a não ser a nossa história.
Hoje que estamos mais próximos uns dos outros, que tomados em conjunto pela sabedoria e convivência de milénios já deveriamos ter percebido e assimilado as diversidades naquilo que somos - mágicos e científicos, lógicos e místicos, cépticos e superticiosos. Isto já libertos da tentação da barbárie que destruiu a Biblioteca de Alexandria.
Já libertos da discussão da liberdade. Já esgimindo noutra ordem de pensamentos, com chatíces, mas já sem a tentação do recurso à ameaça e ao ódio...


Este texto é a melhor forma que arranjei para questionar o pensamento que suporta as frases proferidas pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na homilia de Quarta-Feira de Cinzas.

"Com o Sagrado não se brinca."
"O respeito pelo Sagrado é algo que a cultura não pode pôr em questão, mesmo em nome da liberdade."

1 comentário:

Anónimo disse...

Percebi o Broncas, o exemplo da ALEXANDRIA, a barbárie que destruiu aquele centro de sabedoria e investigação, se o patriarca perceber o que ele quer dizer -porque com o sagrado não se brinca - o Broncas vai para a lista negra...