domingo, março 05, 2006

QUE GRANDA "TOURADA"

O excelentíssimo membro da A.Municipal da Moita e Presidente do Concelho Taurino, Srº Patarata, figura amplamente conhecida, nomeadamente pela sua ainda recente e corajosa adesão aos valores humanísticos e civilizacionais da tauromaquia, referência essencial,para perceber-se o acesso que detém á comunicação social.

Ocupou a página "opinião" do Jornal da Moita de 2/3/06, para espanto de muitos, não como expert tauromáquico, mas como "sociólogo" sobre a temática do desemprego.
Sem dúvida um trabalho de consulta exaustivo e de esforçada compilação dos dados estatísticos do IEFP e do INE, esgotando-se por aí, numa frágil mas óbvia intensão de dar "bordoada" no Governo.

Escreveu que se fartou, escreveu e escreveu, não deu "bordoada" nenhuma.
O vazio ideológico, económico e politico do escrito, permite afirmar que bastava o barril de petróleo baixar para 48 dólares para que o ilusionismo do crescimento económico, com folga para duas ou três obras públicas de monta, alterassem todos os números e indíces a que se referiu, sem que isso correspondesse à alteração das politicas da actual Ditadura da Alternãncia. Pela sua análise, o Governo teria sucesso pela ilusão politica temporal de combate ao desemprego. Quando de facto o que está em causa, é o próprio sistema de emprego, em que o desemprego estrutural cresce, envolvendo já quase todos os níveis etários.

É por isto triste constactar que se trata de um membro da C.Concelhia da Moita do PCP, Partido prejudicado á evidência no acesso á comunicação social, desperdiçar uma página inteira, salva apenas p'la gripe do Tesouras.
Deixo-lhe assim o apelo. Dedique-se á tauromaquia, pois sobre estas temáticas e como militante comunista, nem sequer leu a Resolução Politica do XVII Congresso do Partido Comunista.

Mas não esqueça, que na aficion não são só naturais e derechazos, cerimónias e charutazes. Existem Miúras com dignidade, que não aceitam ser torturados e enxovalhados em Praça, para gaúdio dos "civilizados".

13 comentários:

k7pirata disse...

Olé!!

Anónimo disse...

Que se há-de acrescentar, Patarata de nome, patarata do resto.

Anónimo disse...

Comunista ele? coitadinho dele...gostava de saber de onde é que lhe veio a simpatia pelos cornos?

Anónimo disse...

o pessoal da Moita tem mesmo azar, dos socialistas é o que se tem observado, o melhor deles(...)só presta para carnavais, dos comunistas só aparecem aventêsmas destes.

Anónimo disse...

Pois, pois, o Carnaval, essa Festa sem importância.
Mas trabalhar meses a fio, construir um espectáculo com centenas de participantes, coordenar dezenas de pessoas, chamar ao concelho e à freguesia de Alhos Vedros milhares de pessoas, o que é isso para um concelho onde vegetam muitos mediocres e invejosos.
Na Baixa da Banheira existe alguém com o mesmo carisma?
Na Moita?
Não abocanhem aquilo que não sabem avaliar!

Anónimo disse...

Mais um aventêsma, ainda por cima a falar de carisma. Conheço um Cauteleiro com mais carisma que nunca se aventurou em pirosíces dessas... ou ainda não percebeste porque é que Marco Paulo vende tanto? Ou porque na Cova da Stº Iria se queimam tantas velas? Ou porque é que os pataratas são aficionados?
Abre o olho amigo!...

nunocavaco disse...

Será que o amigo Broncas leu o artigo? Será que o amigo Broncas já leu alguma resolução política do P.C.P. Parece-me que não, o amigo broncas quer é dar marteladas no Diamantino e não por ser do P.C.P. mas por se dedicar à tauromaquia. O governo aqui é o que menos importa, o que importa é o sistema, aí concordo com o Broncas. Mas cresce porquê? É esta a questão perinente. Na minha opinião à que imputar custos sociais às grandes empresas e não dar só a carne, é responsabilizar quem ganha milhões. Como é que se faz, apoiando as pequenas e médias empresas a nível fiscal e impondo empregabilidade às grandes (por exemplo não privatizando- privatizar é sinónimo de desempregar). A exploração do homem pelo homem não acaba aqui, mas para já não era mau se as coisas fosse mudando. Nas entrelinhas da resolução política encontra isto e muito mais.

Um abraço

Anónimo disse...

Saiba Srº Nuno, que li e reli com atenção a resolução politica do XVII Congresso do PCP. É um trabalho sem entrelinhas, que entendo não pretender enganar as pessoas, é profundo na análise, por exemplo sobre a situação económica, social, cultural e ambiental (capitulo 2.2.). Se a isto acrescer trabalhos divulgados no Avante pelo Srº Sérgio Ribeiro, por certo que nunca ocuparia uma página inteira para escrever vulgaridades sem qualquer sustentabilidade ideológica e politica, tal como surgiu.

Sobre a tauromaquia, vós que ocupais tribunas e enfantizais tais "tradições", deixai ao menos a outros, a liberdade de criticar sem o limite das vossas susceptibilidades. Ou será que pretendeis também para a Tauromaquia o estatuto de "Tradição Sagrada".

A Talhe de Foice, já leu as conclusões do recente Encontro de Jovens Trabalhadores? O Avante de 2 de Março tem lá assunto sobre a temática do emprego/desemprego.

Só lá faltou o Srº Patarata que também se chama Diamantino, pois lá não surgiu a proposta de reconversão profissional dos matadores de touros, que pelo crescente desemprego, passarão a inscrever-se no IEFP com a profissão de talhantes.
O Isidoro e a Carmonti estão a recrutar pessoal.

nunocavaco disse...

Não me trate por senhor que me faz velho, mas repare que não me explicou onde estão as incongruências do que escreveu o meu camarada e a resolução política. Não será só implicância da sua parte para com o homem?

Anónimo disse...

Para quem leu a resolução politica e lê o Avante, e ainda por cima é militante, é um desperdício gastar uma página a transcrever os boletins do INE e do IEFP. As incongruências estão espigadas no post que escrevi, que apercebo-me agora que só leu o parágrafo da tauromaquia.
Implicãncia? só se for com a parolíce.

Desejo sinceramente que não queira ser senhor, não por sentir-se velho, mas pelas mesmas razões que eu - desde cedo aprendi a cantar e a lutar para que não hajam mais senhores.

nunocavaco disse...

Caro broncas até percebo a sua posição, mas parece-me que a transcrição + a interpretação dos números do INE e IEFP têm cabimento no jornal, porque estes não estão acessíveis a muitas pessoas no concelho e o jornal está. Quanto ao senhor- os meus pais deram-me o nome para ser usado e não para ser mascarado com Sr. ou Dr. ou coisa que o valha. Na Suécia são todos senhores, aí não me importava de ser senhor, em portugal existem senhores e doutores, aqui não quero ser nada mais nem nada menos que o Nuno ou o Cavaco.

P.S.- Mas que fique claro que compreendi a sua posição.

Anónimo disse...

Nuno Cavaco, garanto-lhe que será assim que em próximos encontros o irei tratar.

Saudações

nunocavaco disse...

Um abraço