quarta-feira, outubro 26, 2005

Rosa Lee McCauley Parks


Faleceu ontem dia 25, Rosa Parks inspiradora dos movimentos civis nos Estados Unidos. Fica a homenagem no Arre Macho e algumas linhas sobre a sua historia.

Em 1955, Montgomery, Alabama, Rosa Parks (ativista negra) recusou-se a ceder o seu lugar sentado num autocarro a um homem branco, como previa a lei de segregação. Sua prisão por tal acto levou a um boicote anti-segregacionista aos autocarros de Montgomery (cidade onde morava e tinha políticas extremamente racistas), que durou mais de um ano e por fim conseguiu terminar com a discriminação nos transportes públicos. Martin Luther King Jr. alcançou projecção nacional com a liderança do boicote, que inspirou o movimento pelos direitos civis por todo país. Parks, que perdeu o emprego de costureira por causa do incidente, juntou-se mais tarde à equipa do deputado John Conyers Jr. em 1967. Recebeu a medalha de Spingarn por sua contribuição à luta pelos direitos civis nos EUA.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Os homens trataram até agora as mulheres como pássaros que, vindos das alturas, perderam-se e vieram refugiar-se ao pé deles. Enfim, como algo de mais delicado, mais vulnerável, mais selvagem, mais esquisito, mais doce, com mais alma - mas algo que se deve engaiolar, para que não fuja".
(Nietzsche)
... e contudo elas aí estão. em todas as lutas que foi (e ainda é) preciso travar!