quarta-feira, setembro 07, 2005

Sonae - O Cavalo de Troia


Já não bastava a Secil ir comendo a Arrábida aos poucos (incinerando às escondidas), e agora ainda mais esta na outra margem do Sado. Quantas vezes mergulhei naquela praia e tomei banhos de sol, dentro em breve só os senhores poderam usufruir daquele espaço, não olhando a meios ambientais e ecológicos.
Os golfinhos ruazes já se encontram com dificuldade em sobreviver às descargas efectuadas no Sado e agora apanham mais esta pela frente.

NÃO VEREMOS TRÓIA POR UM CANUDO

A Sonae vai oferecer 8 mil binóculos à população para ver a implosão das Torres na próxima quinta-feira… o candidato do Bloco de Esquerda, João Bárbara, oferece, dia 7 de Setembro, pelas 14h00, um canudo de 4 m de comprimento ao actual Presidente da Câmara de Setúbal. Pretende-se denunciar as consequências dos projectos da Sonae para Tróia, nomeadamente o conjunto de condomínios privados de luxo previstos e a deslocação do cais do ferry-boat para os lados da Comporta que, para além dos impactos negativos em termos ambientais (destruição do sistema dunar e interferência com o habitat preferencial da comunidade de golfinhos roazes do Sado) constitui um ataque violento às populações da Península de Setúbal que ao longo de décadas tinham Tróia como sua.
Ao pretender afastar os jovens, as classes médias e pobres daquelas praias, a Sonae, com a cumplicidade da Câmara de Grândola e de Setúbal, pretende instituir um autêntico apartheid social.
Carlos Sousa e a CDU transformaram-se nos maiores aliados da Sonae nesta usurpação e o Bloco de Esquerda pretende com este acto simbólico provar que os setubalenses não se resignarão a ver Tróia por um canudo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não consigo entender a questão relativa ao Carlos Sousa, a Tróia pertence ao Concelho de Grandola, Setúbal nada tem a ver com aquele espaço. Em segundo lugar as autorizações são do Ministério do Ambiente é do Ordenamento do Território pois são terrenos da influencia (????) das zonas de protecção da orla maritima. Um abraço.

antónio

Anónimo disse...

Eu tenho uma opinião um pouco diferente das que tenho ouvido. 1) penso que continuar como estava, estava mal 2) Qualquer coisa que o Belmiro de Azevedo faça é para prejudicar o pais 3) A Câmara de Setúbal não tem nada com isso
4) A deslocação do cais é um absurdo 5) o protesto do bloco de esquerda está coorecto, mas falhou o concelho, o concelho é o de Grândola. 6) O Carlos Sousa é um grande homem que endireitou um concelho cheio de dívida, herança de Mata Cáceres (P.S.), que entre alguns crimes contra a humanidade, tem o maior na privatização da água.

k7pirata disse...

Concordo Nuno.
Talvez a Câmara da Moita não tenha nada a ver com a ETAR agora prometida para os terrenos da Quimiparque (concelho do Barreiro).

Anónimo disse...

Os companheiros do bloco têm de ser mais precisos, só assim evitam o populismo e o marketing que os alternantes utilizadores do poder usam como garante da estabilidade do seu paraíso.