terça-feira, setembro 06, 2005

Setembro ao fim da tarde


Chega Setembro e com ele, o fresco, a chuva, uma certa poeira humana que finalmente retoma o cinzentismo de betão, incrustados nas suas casas,nos seus escritórios. A rua volta a ser lugar para quem dela faz parte integrante o resto do ano. A rua é daqueles que amam a natureza, daqueles que a respeitam, que lêem livros à sombra das árvores. A rua não é para aqueles que as incendeiam, que deitam papéis ou beatas para o chão, para as multidões. As ruas pedem paz, chuva e aqueles finais de tarde frescos de Setembro e Outubro. O equinócio de Setembro, que marca o início do Outono, é uma protecção dos ecossistemas, fartos de tanto calor, incêndios e pessoas a mais, festas a mais por todo o lado. Para aqueles que pertencem às ruas, que adoram o inverno e calcorreiam as aldeias ou as urbes pela noite dentro, com o frio de rachar, a chuva impiedosa, chegou o momento de saborear as ruas. Ao fim da tarde, numa esplanada, numa praia deserta apenas com as gaivotas por companhia, é tão agradável só ou acompanhado, viver momentos inesquecíveis. Ao som de uma música relaxante, à viagem por um livro que nos faça percorrer caminhos infinitos, ao lado de alguém que nós amamos, nada há de mais belo que um fim-de-tarde solarengo, descomprometido, calmo, apaixonante. O resto, é o mundo lá fora! As eleições, os cartazes, os slogans, os reformados a mandar neste país, e o povo faminto, a deixar-se levar mais uma vez!
Uma revolução por minuto é do que precisamos, como diriam os Lx 90 (uma banda portuguesa de rock, com membros dos extintos Heróis do Mar). Mas essa revolução tem de ser mental em primeiro lugar e não braçal, de força bruta. Isso nunca revolucionou nada! Apenas construiu um país pobre, massificado, teledependente, amorfo, alcoolizado, acidentado, iletrado, em suma, ultrapassado.
Para quando, este país perceber que é pela Educação, pela Cultura, pela Cidadania que lá vamos?
Porquê?
Porque é que nestes fins-de-tarde de Setembro, me ponho a pensar nestas coisas?
Setembro, em que a idade marca um sulco no pensar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Dia 29 de Setembro o P.S. vai cometer um crime contra os portugueses, vai aprovar uma lei da água à revelia da população. O P.S. até as mães deles vendiam.

mais informações:
www.resistir.info

k7pirata disse...

Excelente site, vai já para os links.

Anónimo disse...

Com algumas afirmações em certos artigos longe da realidade, mas não deixa de ser interessante sim senhora.

AV disse...

Bom texto !