domingo, setembro 11, 2005

Gente Fina é outra coisa...

Por todo o País decorre a azáfama da apresentação dos Candidatos à eleição para autarcas. A campanha aí anda, e em localidades com maior interesse para o negócio, o dinheiro é à pazada. Os paineis são amiúde trocados na sofreguidão de fabricar opiniões, de manipular cabeças aproveitando o periodo das festas e romarias.

Na vila da LongaSena, agora em festa, a azáfama transcende pela sôfrega antecipação, sendo o exagero protagonizado apenas por uma única força politica, o PêyeS com o soberbo lema "A FORÇA DA MUDANÇA" ao qual subjaz "Gente Fina é outra coisa".

Nesta vila ribeirinha o PêyeS apresenta-se com uma candidatura forte, cujas convicções na defesa do bem público, foram forjadas pelo único e bom emprego que cedo arranjou, e assim, no bem-bom da intervenção politica que a "democracia" de bandeja lhe ofereceu. Por aí anda em peregrinação distribuindo promessas, até parece humilde e sensível, democratíssima, - de facto uma simpatia!...

Para a Junta, o PêyeS conseguiu convencer o militante que sempre geriu o tempo a tratar da vidinha, a assumir-se. É uma figura importantíssima da terrra, muito conhecido. Quem esquece os seus louaté váveis discursos de louvor nas cerimónias sem contradição, naquelas em que o discurso é fácil, em que basta dizer nhã,nhã,nhã,nhã,nhã,nhã,nhãnhã! pois ao elogio o aplauso é automático. De facto é até injusto, dizerem por aí que só assumiu p'rájeitar a pré-reforma.

E os demais candidatos?... Gente fina é outra coisa... Aparecem nos folhetos pelas caixas do correio, e nos paineis, que lindos que eles estão!?... Um fenómeno genético, têm todos a mesma idade, os mais velhos são até os mais novos. Uma maravilha!...Gente fina é outra coisa...
Tantos Dóctores e Dóctoras, mais os que parecem e os que gostam de passar por isso...Gente fina é outra coisa... Está lá aquele p'ra quem as mulheres são gaijas e o outro, que jeitinho ele tinha p'ra cantar coisas que não beliscassem o regime, e o que ele fez p'la terra - o que eles todos fizeram pela terra?. Até lá está aquela Dóctora que arranja reformas por uma bagatela, estão lá mais Dóctores, até da excelsa sóssaite,sim, porque gente fina é outra coisa.

É um lindo cenário, vistoso mas já conhecido, ainda na memória. A União Nacional recauchutada em ANP (1969) a mobilizar todos os lambe-botas a não faltarem no dia da votação.

Mediante tal cenário contra-natura que o PêyeS de LongaSena montou, só resta aos eleitores e militantes do PS de facto, votarem nos que estão, na CDU, ou no BE, para virar isto do avêsso. Podem escolher outros, por exemplo o PSD...todos gostamos de anedotas...Só em último caso votar em branco, mas nunca abster-se, pois um democrata só garante o direito de votar, votando.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vá lá, a lista do Pêyes ainda podia ser pior, a começar pela mandatária. olha se o mandatário fosse o marido? o tal que se diz de conde (só se for do trapo).

Anónimo disse...

Eu não ia votar. Mas agora vou. Estava desiludido com a política e estes senhores mostraram-me que sempre pode haver pior. Vou votar contra o P.S., vou votar contra a mentira e a demagógia e vou votar em quem eles menos gostam. Vou votar na C.D.U.. E no dia 9 de Outubro vou buzinar à frente da sua sede de campanha.

Anónimo disse...

Eu pelo meu lado já decidi... desta vez voto na Coligação do Luís Nascimento... é o mais sério, o que tem ideias (que depois a Euridice copia), casado com a filha do nosso ex-comandante da GNR (que me perdoou algumas).
Com sorte a CDU perde a maioria e ele vai poder mesmo fazer algo por esta terra.
Só lamento ele ser apoiado pelos partidos que o apoiam... enfim, vai ser olhar para "Construir o Futuro" e tapar as siglas dos partidos