segunda-feira, setembro 12, 2005

SrºPadre, Nossa Senhora da Boa Viagem, não é uma Maria que vai com as outras.

Das suas "homílicas" oratórias, são já muitos os exemplos das suas convicções fundamentalistas, extremistas e violentas. Entre outras, é inesquecivel aquela em que numa missa apelou a que rezassem para que o dito barco do aborto se afundasse. A isto, agora junta-se o facto de ter aceite que a imagem da NªSenhora fosse exposta no cartaz da Festa, a abençoar um instrumento de violência e tortura. Tal decisão, contribui para fortalecer apenas uma das vertentes tradicionais da Festa, exactamente a mais questionável, a tauromaquia, que a manter-se, pelo menos não deveria ser enfatizada, por razões civilizacionais e valores cristãos.

Na recente entrevista que deu ao jornal, somou mais dislates. O despropósito da frase "moiteiros não têm vergonha de assumir a sua vida cristã", pressupõe que os cristãos da Moita já tiveram vergonha de assumir-se, transparecendo a ideia para os de fora, de que a procissão e outros eventos religiosos só se realizam desde que o Senhor veio para cá.
Percebe-se que queira cumprir a orientação papal de combate aos relativismos, já não se percebe é o sistemático recurso a fundamentalismos, transmitindo a ideia de estar numa terra diabolizada.
Na Moita crentes e não crentes, cristãos católicos ou não, por isto nunca foram inimigos. Mesmo os não crentes (ateus,como lhes chamam)não desdenham, nem repulsam a matriz cristã como bitola no relacionamento e vivência social. A fé de uns e as convicções de outros, sempre conviveram pacificamente.

-Vergonha?, vergonha já têm alguns católicos da Moita, mas p'lo Padre que lhes saíu
na rifa.

E fique a saber que a padroeira da nossa terra, tem que ver apenas com a mãe de Cristo, aquela santa mulher que paríu vários filhos, esposa do bom homem Zé Carpinteiro. Boa Viagem foi o nome que os nossos antepassados escolheram, para na tristeza ou na alegria, por crença e fé, possuírem uma referência transcendental de apoio e conforto. Nas comparações que fez, está o preconceito oriundo da caracterização que um Cardeal no inicio do século XX fez às iniciativas religiosas deste lugar, considerando-as pagâs e até hereges, obra de gente aliada dos livres-pensadores.

É por isto que os moiteiros não autorizam misturas. A Nossa Senhora da Boa Viagem nunca apareceu. Não é como a tal de Fátima que nunca se chamou Maria, mas Salomé, viram-na vestida de branco acompanhada por um senhor a sair de uma gruta, era um naco de mulher. Os pastorinhos viram-nos sair, mas nunca souberam o que é que aquele casal esteve a fazer na gruta... o resto, são as trêtas que os poderosos e os negócios entenderam arranjar.

Os Moiteiros gostam e confiam na Padroeira. Sabem que Nossa Senhora da Boa Viagem, não vai com todas as Marias.


- enviaram-me sem assinatura este escrito com a indicação de que irá ser distribuído no decorrer da Festa. Desde já um abraço a quem se lembrou de uma destas, desejando-lhes que o Santo Ofício não apareça por aí.

10 comentários:

Anónimo disse...

Não vão a missa de certeza, estes rapazes moiteiros.

E quando começam, na verdade, a insultar a religião dos outros lá atiram com "A fé de uns e as convicções de outros, sempre conviveram pacificamente" para o caixote do lixo.

Será que foi o Padre que aprovou o cartaz? Com menção a touradas?
Qualquer moiteiro honesto que deve conhecer minimamente como funciona o esquema das Festas da Moita, devia bater na boca antes de dizer estas parvoíces e duvidar e muito do dedo do Padre nisto.

Lá tem algum controle sobre como se faz a procissão e já deve ser uma grande sorte.

Na brochura das festas até faltam missas. E sendo isto uma Festa Religiosa e sendo o Padre responsável pelo aval final sobre os conteúdos promocionais (como o acusam de ser), seria de supor que esses dados não escapariam ao seu olhar fundamentalista.

Ah! Tanta parvoíce em tão pouco espaço de papel. Gastem o dinheiro em outras coisas que vos será mais útil.

Anónimo disse...

Sou ateu. Mas já vi e ouvi contar atitudes deste padreco, que mesmo q fosse crente, não era a igreja deste anormal que iria frequentar.

Anónimo disse...

E quando ele rezou para o barco afundar?... E quando virou as costas aos jovens acabados de casar, considerando falta de vergonha beijarem-se na igreja e mais os disparates que se vaois à missa já reparaste.
Sou ateu, mas até já ajudei a fazer presépios, à borla, a pedido do outro padre.
Percebe-se que és um beato, talvez um lambe-botas a sonhar com o Santo Oficio.

Chapa disse...

Como dizia o poeta:
Não entres na igreja ó cavador, que os santos são de pau não têm valor..................

E o boizinho, não é uma alminha cristã?

Anónimo disse...

ai a religião, esse ópio que tanto nos faz discorrer e perder tempo!
Só uma religião existe, que é a nossa, o acreditarmos em nós próprios. O resto, santos, cruzes, Jesuses salvadores, lérias para fazer acreditar o mais incauto. Para Quando termos a inteligência de acreditar que é o homem que muda este mundo, para o bem e o mal, e que essa invenção chamada deuses, foi criada pela necessidade de compreendermos esse mundo e essa natureza. Já vem desde o Egipto antigo. Mas hoje já temos condições de nos aperceber melhor deste mundo e dos seus fenómenos intrínsecos. Quem ainda não conhece bem o mundo e também a si próprio é porque estudou pouco. E o obscurantismo intelectual sempre foi proveitoso para muitos! Por isso eu digo: -Leiam , estudem, vão à escola, sejam bons alunos! A Educação, a Cultura, a Cidadania São tudo! São a força que nos faz girar este mundo, "que pula e avança como bola colorida, nas mãos de uma criança."

Anónimo disse...

Realmente! Se este blog é o espelho da Moita (freguesia), não há nada a fazer!
Moiteiros p'rá fogueira já!

Viva o concelho de Alhos Vedros

k7pirata disse...

alhosvedrense... vá com Deus, seja plausivel, quem lhe disse que este blog era o "espelho" da Moita enganou-o, peça o seu dinheiro de volta.
Vários assuntos são aqui abordados, freguesia da Moita ou não, concelho da Moita ou não.
Essa da fogueira já se parece um pouco mais com o santo ofício... eles andam aí, escondidos mas andam.

Anónimo disse...

a pessoa que escreveu este panfleto contra o padre joao nao tem um minimo de catequese para indicar estas blasfemias

Anónimo disse...

Com efeito, é triste que alguém se esconda atrás do anonimato para dizer estas enormidades. Sou um frequentador assiduo da Missa na Moita, lido bastante com o Padre João Tavares, e nunca o ouvi ter semelhantes comentários!!!
Além de tudo, ao menos o Padre João quando expressa a sua opinião ou a da Santa Igreja que ele representa na Moita, fá-lo à frente de todos e não "se esconde atrás do anonimato"!!! Por mim, acredito em Deus e sei que os Padres são antes de mais, pessoas que como todos nós têm qualidades e defeitos, mas são eles que O representam na Terra!!! Talvez fosse mais justo, antes de o criticarem, averiguarem se é verdade aquilo que por aí se diz... Não me compete defender o Padre João Tavares mas também não gosto de ver acusar alguém de algo que não fez... Se ao invés de o acusar, se dessem ao trabalho de o ouvir e mesmo de o ajudar, a ele e a tantos outros, talvez o Mundo fosse bem melhor.
Quem escreve e distribui as folhas que tive a tristeza de ler, certamente precisará bastante da ajuda de Deus. A diferença é que Deus está sempre disposto a perdoar...

Anónimo disse...

Prócaralhocomopadrejoãoeacorjadele