segunda-feira, agosto 29, 2005

Será enguiço?

Publiquei um escrito enviado por Rosa Tavares (1-8-05) sobre o PDM e as visitas ao Concelho promovidas pelos proprietários da Várzea da Moita. Ao lançar aquele post passei a estar atento para perceber o que de facto motiva aquele já movimento popular. Até hoje, percebi que é recusada a inclusão da Várzea em REN, mas ainda não percebi o que é que em concreto os proprietários e moradores pretendem no quadro do Plano Director.

Hoje, passando defronte da Cãmara após o trabalho, deparei com um aglomerado de pessoas que comentavam o facto do Presidente do Município ter recusado reunir-se, faltando assim ao compromisso por ele próprio agendado. Continuando a ouvir as conversas, percebi que o Presidente queria reunir com uma Comissão e não com a multidão. Assim, e sem ter garantida a veracidade do que ouvi, é de lembrar que da leitura do blog da Várzea, jornal e demais informação, os moradores e proprietários sabiam que estava agendada uma reunião especifida, e não própriamente um Plenário aberto às disputas de pré-campanha eleitoral, facto configurado pelos vários candidatos aí presentes, nomeadamente do PS.
Não sei se o Presidente fez bem ou mal, posto que também anda em disputa eleitoral.
O que já calculo, é que não sendo dificil a partir das actividades existentes na Várzea alterar a abrangência REN, tudo está a virar embrulhada, que só por ingenuidade se recusará a existência de interesses exclusivos e não apenas politico-eleitorais, pois ainda não se percebe o que pretendem em concreto do PDM.

Ao longo dos anos verificaram-se alterações que entendo abusivas e disparatadas ao PDM, subjacente estiveram sempre interesses, duvido que o bem público fosse garantido em tais casos. O caso da Várzea espevitou, caracterizou e comparativamente até denunciou. Lamento que até agora, tendo em conta as gravissimas referências, a oposição não tenha encontrado matéria para investigação e até acção ou acções judiciais, demonstrando apenas preferir a barafunda, como possível garante do suposto cenário imoral, que irá permitir posteriormente pelos mesmos supostos métodos, servir interesses alheios ao bem público.

Aquele ministro amanhou-se, porque é que eu não posso? os proprietários dacolá, por cambalacho com o verador amanharam-se, porque é que eu não posso?

O ministro porque amanhou-se, vai dentro! os mentores de cambalachos, vão dentro!
OU ASSIM, OU UM DIA DESTES ACORDAMOS NUM LAMAÇAL.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Arre Macho,

Vejo que se debruça sobre a classificação de REN apontada contra a Várzea da Moita.
Isso é positivo.
É muito mais que o anunciado crescimento de 922 hectares de REN, visto que noutras Zonas se desanexa muita REN (Pinhal do Cabau, Vale de Trabuco, Antiga Vacaria junto ao IC 21/Quinta da Lomba, Penteado, etc).
Recordo-lhe que em Fazenda de REN, mesmo com quase 1 hectare, a Lei e a Câmara da Moita proíbem construir até mesmo uma cabine de 2mX2m=4m2, para uma baixada eléctrica viabilizar um motor de rega e alimentar com luz eléctrica, e não a petróleo, casas de Pessoas idosas nesta Zona do País, 20 Kms a sul de Lisboa.
Este exemplo é real, temos largas dezenas de outros.
Saiba mais visitando e informando-se diligentemente em:
http://varzeamoitareservaecologicanunca.blogspot.com/
Tem é, por favor, de queimar alguma pestana, certo?
Imagine se fosse consigo.

Bem, vejamos algumas das suas afirmações:
Você escreve:
“Até hoje, percebi que é recusada a inclusão da Várzea em REN, mas ainda não percebi o que é que em concreto os proprietários e moradores pretendem no quadro do Plano Director.”
Se vier um incendiário atear fogo à sua casa, com uma tocha na mão, e Você lhe barrar o caminho gritando “Não!”, diga-me por favor:
O que responde Você nesse preciso momento a um tolo que lhe peça uma opinião na hora sobre a estética impressionista?
Você gritar-lhe-á:
“Não! Não deixem que me queimem a minha casa!”
Certo?
Conhece aquele anúncio do Queijo Limiano?
Captou?
Passemos adiante.

Você escreve também:
“…, os moradores e proprietários sabiam que estava agendada uma reunião especifica, e não propriamente um Plenário aberto às disputas de pré-campanha eleitoral…”
Falso, quem lhe disse isso faltou ao respeito que lhe é devido, mentiu-lhe.
E quem mente, ofende.
Se procurar bem no nosso Blog, saberá:
• Dia 27 de Julho, em Sessão Pública de Câmara, foi pedida uma Reunião com a Câmara. Não foi pedida para uma Comissão, foi pedida para os interessados.
• O Senhor Presidente respondeu: Com muito gosto, neste Salão, aqui nos Paços do Concelho;
• Dia 1 de Agosto, foi pedido o agendamento;
• Dia 24 de Agosto, a 3 horas da Sessão Pública de Câmara onde se previa a presença numerosa de Pessoas da Várzea (participaram cerca de 150 Pessoas), chegou a convocatória/desconvocatória. Está a perceber: agendamento para 29; Desmobilização para 24;
• Nesse dia, agradecemos e aceitámos.
NUNCA ninguém falou em 6 ou 7 Representantes.
Aliás, não temos representantes, não temos estrutura, não temos organização formada nem a teremos, ao que se diz e eu concordo, não temos comissão, não temos líderes, não temos comissão.
Aliás, mesmo com equívoco sobre o número de Participantes, tinha ficado bem ao Senhor Presidente congratular-se com a elevada participação das Pessoas.
E peixe, o que pode gostar melhor do que água?
Um Presidente de Câmara Municipal na Moita em 2005, passados 31 anos de Abril de 1974, se vê povo, só tem é de se misturar com o povo:
• Nas tasquinhas das Festas!
• Nas Reuniões de Câmara!
Não acha?

Quanto às disputas de pré-campanha, se souber de outros ou de si, pode falar.
De nós, educadamente lhe pedimos que, por favor, respeite o facto de não estarmos, não virmos a estar nem torcermos por nenhuma campanha.
E se lho dizemos, temos o direito de lhe pedir que respeite o nosso pedido.
Dizemos e repetimos:
Já somos compreendidos e apoiados pelo PS, pelo PSD, pelo CDS-PP, pelo MPT, pelo BE, pelo MRPP, e por muitas outras Pessoas.
Já procurámos por centenas de cartas (repito: centenas) ser apoiados pelo PCP, pelo PEV e pela CDU, já diligenciámos influências, mas até agora com fraquíssimo sucesso, tirando uma carta simpática do GP do PCP, onde se nos dizia “…façam pressão junto da Autarquia”.
É pena, é muita pena.
Sobre apoios, somos claros:
A porta de entrada para quem nos desejar apoiar está escancarada, será bem-vindo quem vier por bem;
Quem não vier, não há rancores;
A quem nos ajuda, agradecemos sinceramente, mas a alma não vendemos, e se vendêssemos, era um problema saber a qual Força Política o fazer;
Na verdade, somos apoiados por várias, e bem díspares.
(Embora compreendamos que esta nossa independência face a camisolas, e motivação por causas, seja difícil de entender pelos que tudo medem em função dos “teams” e dos “teamleaders”, reste-nos o direito de pedir que nos compreendam e respeitem)
Isso não impede que tenhamos olhos, e que tenhamos memória.
(Obs.: Ficaria bem a certas forças apoiar-nos, pela justeza da nossa resistência. Só não o fazem, aparentemente, por estarem subjugadas pela lógica do “castro do poder a defender a todo o custo, quem perguntar ou divergir, a gente dispara fogo nele”. Captou?)
Sobre o facto de os Candidatos PS estarem presentes, permita um acrescento: estiveram hoje ao nosso lado esses Candidatos, um Vereador do PSD, e mais outros Candidatos do BE, e Deputados do PCP (com residência na Várzea), e Candidatos do MRPP, que eu visse, perdoe-me algum que eu tenha esquecido.
Por qual acha que tenhamos feito campanha?
A qual acha que nos devamos vender?

Você escreve também:
“…Aquele ministro amanhou-se, porque é que eu não posso? os proprietários dacolá, por cambalacho com o vereador amanharam-se, porque é que eu não posso?”
Por favor, NINGUÉM na Várzea da Moita quer edificar ou lotear.
Todos devem ser intelectualmente honestos para não confundir construir uma casa para um Filho casadoiro em propriedade de 6 hectares na Várzea, com lotear um Vale de Trabuco que só no Concelho da Moita irá ter cerca de 2.900 Fogos.
Na Várzea da Moita não há inveja por 630 m2 de Moradia em REN aqui, não há comichão pelo montado do Pinhal do Cabau já estar a ser devassado ainda com a REN actual, não há ciúmes pela Migalha vir a ser cidade pranteada em cima de Vale, nem nos incomoda directamente a antiga Vacaria junto ao IC 21/ Cruzamento Quinta da Lomba, que passa de REN a Multiusos Propostos/ Indústri e Comércio, com um cheirinho Barreiro-Chelas.
Aceite quem tiver justeza e isenção na sua cabecinha 2 factos:
• Só não queremos o mal e a peçonha para cima das Gentes deste lugar;
• Só não somos cegos e parolos ao ponto de não entendermos que a mão pesada contra a Várzea da Moita é mão graciosa e delicada face a outros alhures.
À mulher idosa dos Brejos nega-se com respeito pela lei da REN a construção de 4m2 em Fazenda de 1 hectare;
Ao Amigo do peito permite-se construir à tripa-forra em REN, e premeia-se depois com passagem a Habitacional Proposto aqui, Multiusos acolá, Plano de Pormenor acoli.
Você concorda com essa política de filhos e enteados?
Vê em nós cobiça?
Será que queremos cambalacho?

Meu Caro Arre Macho:
Seja justo, que a vida são 2 dias, e vai amanhã não tem tempo de se confessar.
(Vá de retro, Satanás, o diabo seja cego, surdo e mudo, desgraçado. Na verdade, queremos que Você escoceie por muitos e bons, que os seus coices fazem falta a um bom de um debate de ideias em democracia de diferentes mas iguais. Certo?)

Meu Caro Arre Macho,
Grande risco e perigo é confundir o inimigo.
Esta foi só para rimar, que nós não temos inimigos nem orbitamos nesse enredo.
Se não me engano, Você gosta do que é justo.
Se me enganar, peço perdão.
Se acertar, Você está perdoado.

Receba os nossos cumprimentos como achar por bem.
Cordialmente,

Moradores e Proprietários
Várzea da Moita
29 AGO 2005

k7pirata disse...

Quero referir que existe liberdade de expressão e de ideias no Arre Macho (não existe gabinete de censura nem coisa que o valha).
Existem várias opiniões sobre este PDM não só em relação à varzea como a muitas outras situações, algumas já divulgadas no vosso Blog (o qual ainda não está nos nossos links por erro no template mas será resolvido dentro de momentos).
Os prazos apresentados, a divulgação, a desinformação no próprio mapa com erros crassos de legendagem (intencional ou não), etç.
Saliente-se no entanto que uma reunião (audição) com o presidente da câmara (não estou a defender o João Lobo mas impera o bom senso), não poderá ser uma manifestação no gabinete do dito, algo que me deixou admirado pois dentro do conhecimento que tenho tido as vossas visitas e demais acções, tem sido ordeiras e muito bem organizadas.
Compreendo que o prazo para a discussão está a acabar mas não vamos desesperar ou cair no que o poder estabelecido pretende ou seja, a confusão e barafunda com a qual sempre contaram para que este PDM passasse de fininho.

Anónimo disse...

Obrigado pelas palavras de simpatia.
Divergimos sobre a realidade de base do episódio de ontem:
Nós dizemos: não pedimos para sermos recebidos em Comissão; aliás, Comissão não temos; para mais, sobre a nossa forma de nos organizarmos, todos entenderão, só a nós respeita; finalmente, não fomos convidados nem 6, nem 7, nem um número determinado; para mais, quem convida, não dita regras, sobre quem vem sabem mais os próprios, que os anfitriões; se fosse para almoçar, mas era só para falar, a despesa não seria grande.
Você diz: Fizeram mal, geraram barafunda.
Não concordamos, mas isso não nos impede de pressentir algo muito claro:
No Arre Macho, Vocês já nos compreenderam no essencial.
Isso é o mais importante.
Vai um amistoso,
m&p