quarta-feira, julho 13, 2005

Várzea da Moita

"Pessoas que não conhecemos querem roubar-nos o uso legítimo da nossa terra, na Barra Cheia e nos Brejos da Moita, a cerca de 20 Kms ao Sul de Lisboa. A arma que nos é apontada - qual cutelo pronto a rasgar-nos o peito e o coração - tem um nome: R.E.N. Para nós, tem um significado: Reserva Ecológica (aqui) Não ! Reserva Ecológica (aqui) Nunca ! "
Este excerto é retirado do blog Várzea da Moita: Reserva Ecológica Nunca!, onde o Plano Director Municipal da Moita, mais uma vez deixa-nos com os "matraquilhos" a trabalhar.
Onde tambem se apela ao seguinte:
"Sexta-feira dia 15 de Julho de 2005 pelas 21:00 Horas no Centro de Convívio dos Brejos da Moita(a 100 metros do Restaurante 'O Cortiço', no CM 1020 ou Estrada da Moita para Penalva e Coina) Reunião de Moradores e Proprietários das Zonas dos Brejos da Moita e da Barra Cheia.
O Assunto será o aprofundamento do Debate Público da Revisão do PDM da Moita e o gravissimo atentado que aí se prevê contra toda a Várzea da Moita.
O Projecto de PDM pretende classificar quase toda a Várzea da Moita como REN, ou seja Reserva Ecológica Nacional. Isso seria a morte de toda a vida económica e de trabalho e ganha pão honesto e desde sempre praticados na nossa Zona, sobretudo em torno da Agricultura e da Pecuária. E seria a porta escancarada para a total desertificação e morte de toda a vida, actividade e residência na Zona dos Brejos da Moita e da Barra Cheia."
Nós por cá achamos que este PDM, com estes prazos de discussão, são sem duvida muito limitados, é claro que quem trabalha o campo (não é a COMITUR certamente) deverá achar estranho o porquê desta REN proposta, nós idem.
Fica a nossa divulgação e apelo, para quem possa participar e ajudar na reunião.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ter terra, ser dono de terra. Não sei o que é isso. Sei que todos morrem e a terra fica, normalmente sempre pior...