sábado, abril 05, 2014

O "democrata" Rui Garcia afasta Vereadores

Na ultima sessão pública da Câmara realizada na Baixa da Banheira, após visita à Freguesia efectuada sómente pelo quintêto camarário assalariado - alguém do público perguntou porque é que nestas visitas faltam sempre 4 vereadores.
 
Rui Garcia, presidente da Câmara e coordenador do Quintêto assalariado, explicou que o roteiro é uma forma de aproximar o executivo com pelouro (assalariado) das populações, entendendo ser uma melhor forma do exercício do poder. "Existe uma diferença objectiva. Parte da vereação tem pelouros e outros não têm. Os papeis de cada um são diferentes mas não são menores. (...).
 
Com esta explicação pode-se concluir que os quatro vereadores sem pelouro só são convocados para reuniões porque a lei assim obriga, pois no exercício do poder que Garcia gosta, tais convocações são uma chatíce. Por outro lado não explicou porque é que aqueles vereadores não têm pelouro,  entretanto afirmando que os papeis são diferentes mas não são menores.
Sendo esta última tirada uma contradição, pois se por um lado reconhece responsabilidades, de outro retira-as, actuando como se aqueles 4 vereadores não tivessem sido eleitos.
 
Rui Garcia representa assim a negação do que deve ser um militante comunista no exercício do poder, pois usa a mais frequente metodologia de qualquer ditador - governar só e exclusivamente com quem se submete ás suas vontades. Felizmente que o Partido Comunista transcende o espaço deste concelho, pois a multiplicarem-se exemplos destes de exercício do poder, por certo que já não teria qualquer representação na Assembleia da República.
 
A CDU na Moita não é exemplo para nada - a sua actuação torna vulnerável este concelho, que num qualquer dia destes, por este caminho acabará por extinguir-se.

3 comentários:

Anónimo disse...

Se assim foi, tem razão.
As duvidas deixo-as aos vereadores que sem pelouro o Povo pode interrogar-se...Mas eles não se mexem..? Mas eles não barafustam..?
Que raio de Leis se fazem neste pais para que eleitos não possam participar na gestão do município..?
Já agora e a talho de foice... qye fazem os partidos dito de oposição ao se deixarem manietar dessa maneira...É que a lei é uma coisa e o Povo é outra coisa e os eleitos tem de merecer o voto desse mesmo Povo!
Um Cantão como o Moitense para ser democrático precisa de viver em democracia e pelo que conheço dos partido e dos vereadores que os representam não augure coisa boa.
E porquê me dirão?
Porque eles só se representam a eles mesmos - A população que se lixe...
De O "Catraio" com respeito

Anónimo disse...

Bem, mas afinal esta coisa do Roteiro não é uma coisa que estava no Programa da CDU ? Ou estava no do PS e no BE , só pra que eu perceba melhor. Ou o ps e o be da moita quere cumprir o programa eleitoral da CDU agora fiquei baralhado.....

Anónimo disse...

Oh Sr. Anónimo do dia 10 de Abril o Sr. está mesmo baralhado. Quem fez o programa foi de facto a CDU para cumprir quando os seus eleitos estivessem a gerir a Câmara o que aconteceu. A partir desse momento se quiserem fazer roteiros como CDU peguem nas bandeirinhas no carrinho de som e façam-no nos seus tempos livres. Porque se os Roteiros são da câmara é para todos- Não me diga que tudo o que está no programa é só para Comunistas? Ou não é de todos os moitenses? Estranha democracia essa.