segunda-feira, abril 28, 2014

Já tudo está normalizado...

Foto: NOMEAÇÃO DE JOÃO CATARINO, MAIS UM DO BPN PARA O GOVERNO, SEM PASSAR PELA PRISÃO?
  
"O Professor do ISCSP, João Catarino tomou hoje posse como membro da Comissão de Reforma do IRS, tendo sido convidado para o efeito pela Ministra das Finanças em reconhecimento da sua elevada competência nesta matéria." FONTE

Governo nomeia mais um, cujo currículo, poderia ser confundido facilmente com um cadastro, se vivêssemos num país decente, onde os portugueses fizessem sentir vergonha, aos desavergonhados.
Para fazer a reforma do IRS, não havia melhor, que grande pinta.
"O que interessa agora recuperar o caso dos perdões fiscais milionários concedidos por Oliveira Costa durante a primeira maioria absoluta de Cavaco Silva, há 25 anos?
É simples: acabam de regressar das brumas do tempo com a nomeação de João Catarino, braço-direito de Oliveira Costa na Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais em 1989 para a comissão que vai reformar o IRS.

João Catarino, então um jovem adjunto daquele que viria a ser anos depois o todo-poderoso patrão do BPN, deu o parecer decisivo para que Oliveira Costa concedesse um polémico perdão fiscal (juros e multas) à cerâmica Campos, indiciada na investigação da PJ de Aveiro ao contrabando de tabaco, que hoje seria na ordem dos 2,5 milhões de euros. Este caso originou uma comissão de inquérito parlamentar dirigida por Rui Machete, que obviamente ilibou Oliveira Costa para gáudio desse PSD cavaquista à beira de uma segunda maioria absoluta. O inquérito, porém, teve a enorme utilidade de nos mostrar como foi possível entregar a uma única pessoa por via legal o poder discricionário de negociar directamente centenas de milhões de euros em dívidas fiscais.

O enquadramento é simples. Entramos na União Europeia em 1986 e os governos do PSD têm de adaptar o regime fiscal às exigências comunitárias. O caos dominava na máquina fiscal. A Inspecção-Geral de Finanças assinalava 3 milhões de processos à beira da prescrição e 264 milhões de contos (mais de 1,2 mil milhões de euros) por cobrar.

Primeiro houve uma amnistia em 1986. Depois, já em 1988, houve uma nova lei a que chamaram de “tréguas fiscais”. Por fim, Oliveira Costa e a sua equipa ficaram com o poder de despachar no remanso e sigilo do gabinete as centenas de processos dos maiores devedores. À sombra do financiamento das campanhas eleitorais e do PSD – cujo aparelho, liderado por Dias Loureiro, fez campanhas e comprou uma sede nacional nova –, o dinheiro rodou sem controlo e não foi todo para essa fase de extravagante financiamento partidário.

João Catarino pode ser apenas um jovem adjunto, que se limita a sobreviver nesse temporal que Oliveira Costa criou, mas ficou inexoravelmente ligado a esses tempos negros em que o Fisco foi transformado em poderosa arma para prejudicar inimigos e ajudar amigos. Em que o Fisco foi dominado por uma lógica de delinquência política e abriu caminho, através do favor e do amiguismo partidário, às origens remotas do BPN. Como é habitual cá no burgo, ninguém foi punido e essa equipa de burocratas sem rosto sobreviveu até hoje no exercício de cargos de poder. Invisíveis e cada vez mais peritos na arte de conformar a lei aos desígnios insondáveis de interesses particulares." Eduardo Dâmaso 

O BPN FOI O FUNDO ONDE POLÍTICOS SE SERVIRAM DOS MILHÕES QUE LHES APETECEU E FOI A ACADEMIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SAQUE?

PASSOS COELHO NOMEOU:
- O MACHETE, GRANDE CHEFE DA MÁFIA BPN, PARA MINISTRO DA DEFESA. 
- NOMEOU MARIA ALBUQUERQUE, A TAL QUE DECIDIU, QUAL A PARTE DO BPN QUE FICAVA PARA O POVO PAGAR, OU SEJA TUDO, E MAIS UNS TROCOS. A MISS SWAPGATE QUE JÁ VEM DO GOVERNO SÓCRATES.
- PROMOVEU O PORTAS DOS SUBMARINOS E DOS PANDUR.
- NOMEOU TAMBÉM O PAIS JORGE, DAS PPP, DAS SWAP E DAS SCUTS.
- NOMEOU O FRANQUELIN, OUTRO DA FAMÍLIA BPN.
- EM MARÇO DE 2014 NOMEIA MAIS UM DA FAMÍLIA BPN, JOÃO CATARINO. BRAÇO DIREITO DE OLIVEIRA E COSTA NO BPN E ENVOLVIDO EM MAIS CASOS SUSPEITOS DE OLIVEIRA COSTA.
- E AINDA HÁ MAIS DOIS NOMEADOS PARA O GOVERNO, DA GRANDE FAMÍLIA BPN, QUE POUCOS CONHECEM. UM FOI PAULO MACEDO QUE O NOMEOU, PARA ESTUDAR OS CORTES DO SNS. 
O OUTRO ERA APENAS UM JOTINHA...

Quem se destaca na habilideza do gamanso tem a carreira garantida, não só por aquilo que gama, mas porque ensina a gamar.
Desconfio que Cavaco Silva, foi professor deste craque na universidade.
 

6 comentários:

Anónimo disse...

Tirando os considerandos...Ele sabe..!
Faz lembrar um comunista do PCP da Moita um tal J.M. Santos CUJO PERFIL EM NADA FICA A PERDER A ESSE...QUE EM TODAS AS EMPRESAS POR ONDE PASSOU SÓ FEZ DESGRAÇA...até NA CM moita.
mas SEMPRE FOI DIRIGENTE E DILIGENTE EM TRAFICAR POLITICA E MATERIALMENTE.
contramão.

Anónimo disse...

Só na CMM e no lar abrigo do tejo que o dinheiro desaparece e outras coisas dos idosos, o pão dado pelas padeirias locais é racionado a a+enas a um pão por refeição,a alimentação não é aconcelhada por um nutricionista, as portas estão escancaradas e já suicidou idosos devido a fugas desse lar e para ajudar foi-lhes dado uns presentes
COMO GATOS A PARIREM DENTRO DOS SEUS QUARTOS A ANDAREM POR CIMA DAS MESAS DO REFEITÓRIO DORMIREM NA DESPENSA DAS ROUPAS LAVADAS E VÁRIOS CASOS DE SARNA CONFIRMADOS POR MÉDICOS DA ESPECIALIDADE DE DERMATOLOGIA PARA ONDE VAI O DINHEIRO DA MENSALIDADEDOS IDOSOS QUE NESTE MOMENTO É MAIS CARO ESTAR NUMA CRECHE OU NUM LAR DA SANTA C dA M DE ALHOS VEDROS QUE NUMA INSTITUIÇÃO PRIVADA
COMO VÊM TAMBEM EXISTE EM ZONA NÃO SÓ DE3 DEPENDENCIA DESVIOS NESTASAREAS

Anónimo disse...

Caro camarada
Isso existe em todos lados é a issencia de certos gestores Portuguêses.
Todos temos o dever em expor essas situações para melhr defendermos o nosso estado demovrático e Social

VIVA O 1ª DE MAIO

Anónimo disse...

E eu a julgar que era só o governo central..?
Já não há Boys como os do PS..!
Isso é que foi tempo!
Agora temos os Laranjinhas. É só com eles...Laranjas nas Juntas de Freguesia, Tangerinas na CM Moita e corruptelas na Misericórdia de A.Vedros
Consta também uns Bufos e cirocos (JCP)da vereação CDU.
Me parece que é desta que a CDU vai pró Beleléu.
Mas da forma como se está a viver...tanto faz uns como outros. A jorda é a mesma.
Contramão

Anónimo disse...

pos é é como o ditado


A TERRA A QUEM TRABALHA

mas esqueceram de mostrar o resto

E AS COUVES A QUEM AS COME

Anónimo disse...

É TUDO A GAMAR
EM TODOS OS PARTIDOS SEM EXEÇÃÕ

FOI OS CUMUNAS NO GOVERNO PROVISÓRIO EM QUE UM CERTO MINISTRO DO TRABALHO PEDIU A TODO OS TRABALHADORES PARA DAREM UM DIA PARA O ESTADO E DEPOIS FUGIU PARA ANGOLA COM O DINHEIRO, CO A REFORMA AGARRA EM QUE ROUBARAM TUDO QUEGRANDES ALMOÇARADAS, ALGUNS ATÉ VESTIA UM FATO DE MACACO ARMADIOS EM TRBALHADORES
GOSTA-SE DE MANDAR PEDRAS AOS TELHADOS DOS OUTROS MAS TÊM TAMBEM TELADOS DE VIDRO

O POVO É QUEM MAIS ORDENHA
AS VACAS DOS OUTROS

Ó POVO PORTUGUES TENS A MEMÓRIA TÃO CURTA