sexta-feira, março 07, 2014

PDM - Moita,vai p'rá lixeira

Foram vários os cenários de evolução delineados pelo PDM-Moita, todos baseados no desenvolvimento massivo de operações urbanísticas. Apostando em mais de 4.868 fogos para 2015.
Tal aposta, é mais uma das muitas que integram o PDM em vigor, que fica pela nulidade, como o demonstra o REOT (relatório do estado sobre o ordenamento do território) que acresce a existência actual de cerca de 6000 fogos devolutos, ou seja 16% do parque habitacional do Concelho.

Do referido relatório não faltam exemplos em diversas vertentes a demonstrar que o actual PDM não serve para nada, não é estratégia para o desenvolvimento do Concelho, como O Generalíssimo Garcia repetidamente gosta de afirmar.

O actual PDM que não serve para nada - foi o resultado de um obcessivo deslumbramento, executado por gente deslumbrada e negocista a que os autarcas deram guarida, isto quando já não faltavam sinais desfavoráveis pela disbunda económica e financeira de então, a par do decréscimo demográfico a manifestar-se no concelho desde o fim da década de 90. Dos instrumentos usados destacam-se os famigerados protocolos que se traduziram em chorudos negócios(*) por via das mais valias, mas hoje a corresponderem a projectos que nunca serão concretizados.
Tantos envolvimentos geradores de polémica, tanta despesa, tanta propaganda para o munícipio ficar a zero. Nem com um PDM credível pode contar, pois o que existe vai para o lixo, é uma ignóbil fantasia.

(*)andam pelo Brasil

1 comentário:

Anónimo disse...

O PDM NÃO VAI PARA O LIXO, ELE JÁ LÁ ESTÁ HÁ MUITO.
O plano diretor municipal nunca foi visto como aparelho estrutural para beneficiar todo o povo, como os vários planos ecológicos que mais não fazem senão aniquilar toda a área agrícola e florestal mas sim beneficiar os vícios daqueles que já vinham beneficiando com negociatas menos sadias senão corruptas.
Os interesses dos construtores civis estavam primeiro mesmo com o esbulho dos pequenos e médios
proprietários de terras. Foi um facto vivido com intensidade. Mesmo se percebendo que uma boa parte da pequena e média burguesia esperava também por uma parte do bolo.
Tenho a ideia que tudo passará mais tarde ou mais cedo por uma Revolução Cultural.
Necessito de mais cultura , mais arte e engenho, mais saber para não me deixar enganar, penso assim... como escrevo um pouco trapalhão...enfim, não tenho emenda..!
De o "Catraio" com respeito