quarta-feira, março 19, 2014

Hoje é dia do Pai


«Hoje, comemoramos o grande patrono da Igreja Universal, São José.
Ninguém ignora que São José é o esposo de Nossa Senhora e pai adoptivo de Jesus. A Bíblia não fala muito dele. No entanto, o amor cristão faz de cada palavra do Evangelho de São Mateus um ensinamento novo para a vida.
Eis alguns factos que sempre recordamos: a ordem dada a São José, de receber Maria como esposa. É o fim do Antigo Testamento e o começo do Novo. Ele é o patriarca, o grande pai. A fuga para o Egipto e a volta lembram a história de todo o povo de Israel - o Êxodo. Portanto, São José é o amigo do povo, dos pobres, dos pequeninos, dos perseguidos e dos sofredores. Da Bíblia, recebeu ele o título maior que ela costuma dar a alguém: Justo. São José era um homem "justo". Tanto a Idade Média quanto os tempos modernos lembraram muito São José como modelo para o lar e, também, para o operário. A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protector escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós».

(equipa do Evangelho Quotidiano)Na pintura ao lado está o Arcanjo Gabriel
ajoelhado perante José e Maria, pedindo perdão pelo trinta e um que arranjou, ou seja a confusão que permanece há milénios sobre quem é o pai da criança.
 
É minha opinião que José, não só é o pai da criança, como Maria não era pessoa para aceitar ser barriga de aluguer. 
 
Assim tendo em conta o ideário cristão, onde Jesus filho de José com a sua intervenção e a própria vida, foi determinante. Considero correto que José seja o patrono do dia do Pai. 

Sem comentários: