segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Loucuras Especulativas


A crise que aturamos e suportamos não é nova. 
A primeira crise generalizada que foi estudada, data do século XVII a partir da Holanda, ficando conhecida como a tulipomania. O preço das tulipas tinha subido em flecha, sendo a sua compra considerada uma excelente aplicação de capital, dada a esperança de vender depressa e mais caro as flores que se tivesse comprado, até que em 1637, o mercado das tulipas entrou em colapso.
 
Mediante a explosão da bolha da tulipomania, o pintor Brueghel caracterizou os seus compatriotas especuladores, como macacos raivosos que se guerreiam e pavoneiam no meio da confusão, como a pintura mostra.
(ideia retirada do livro "isto é um assalto")

1 comentário:

Anónimo disse...

pouco percebo ou nada de pintura e sei que de politica ainda menos...mas uma coisa vos direi: é tudo um pouco de classicismo.
o deslumbramento das pessoas perante espasmos ou vislumbres das cores expostas não passa de fugases reentraças exauridas do passado que lhe deu origem.
os valores da arte serão uma coisa e os valores da besta capitalista são outra coisa... portugasl e os portugueses não perdem nem ganham com quadro de miró ou de picasso ou com as gravuras rupestres de foz coa...nesta perdemos o maior lago de água potável da europa. nestes perdemos pela ambição que originou as falcatruas do bpn e quejandos.
respeitosamente de o "catraio"