domingo, janeiro 19, 2014

TRIM, TRIM !

Convidado a proferir uma Conferência em homenagem  à antiga primeira-ministra Margaret Thatcher, no passado dia 27 de Novembro, o presidente da Câmara de Londres e dirigente conservador Boris Johnson desafiou a esquerda a reconhecer a sua derrota ideológica. 
(The Telegraph, 28 de Novembro) 

Trim,trim! Marx está morto. Trim,trim! O comunismo morreu. Trim,Trim! O socialismo morreu. Trim,Trim!  A clausula 4 (da carta do Partido Trabalhista, que apresentava as nacionalizações como um objectivo) morreu e não vai voltar.
Gostem ou não, a economia do comércio livre está aí para durar. (...) É certo que ninguém pode ignorar a dureza da lei do mercado ou as desigualdades  que ela contribui para aprofundar (...) entre seres humanos que já estão longe de serem iguais em termos de competências, senão em termos de valor espiritual.
Pense-se o que se pensar dos testes que medem o quociente intelectual, um debate sobre o tema da igualdade não pode ignorar o facto de perto de 96% dos membros da nossa espécie exibirem um QI inferior a 85, enquanto cerca de 2% ultrapassam os 130. (...) Vou repetir: não penso que a igualdade económica seja possível. Creio mesmo que um certo grau de desigualdade é necessária para suscitar a inveja (...) e a avidez, aguilhões indipensáveis à actividade económica.
(Recortes de imprensa - Le Monde Diplomatique)
 
Despertou-me publicar isto exactamente pelo conteúdo da mensagem de fim de ano do Presidente da República. A filosofia que prevalece em toda a mensagem do PR é a adoptada pelo conservador Boris Johnson na homenagem a M.Thatcher, nomeadamente quando se referiu aos portugueses que recentemente emigraram.

2 comentários:

Anónimo disse...

CAVACO TEM ESCOLA INGLESA TATHECHERIANA BASEADA NA SUPREMACIA DO MERCADO.
NÃO PODERIA TER OUTRO DUSCURSO. JUNTA-SE ASSIM AOS SEUS.
CLARO QUE NA GUERRA DAS IDEOLIGIAS, AO LONGO DOS TEMPOS, PERDE-SE E GANHAM-SE BATALHAS ATÉ A GUERRA ACABAR!
MAS COMO O PROCESSO GUERREIRO É INCERTO, VAI ATÉ AOS FINS DOS TEMPOS...O COMUNISMO ESTÁ BEM VIVO, O SOCIALISMO VAI TOMANDO FORMULAS DIFERENTES E O PRINCIPAL O TRABALHO MANTÉM-SE NUM ESTADO LATENTE DE LUTA PERMANENTE.
NADA ESTÁ PERDIDO NEM GANHO, A VIDA É MESMO ASSIM - O MARXISMO GANHOU UMA FORÇA EXTRAORDINARIA NESTES ULTIMOS TEMPOS. É PRECISO ACREDITAR,
JÁ NÃO HÁ YEMPO PARA SALTAR DE UM LADO PARA O OUTRO Á ESQUERDA! ACORDEM COMPANHEIROS!
RTESPEITOSAMENTE DE o "CATRAIO"

O Broncas disse...

A piada de tudo isto, é que exactamente O Capital de Karl Marx, é Inglaterra um dos dez livros mais vendidos desde 2010.