sábado, janeiro 25, 2014

Herança do bisavô Salazar


A JOTA do CDS propôs numa moção
ao Congresso do partido,
onde consta a diminuição da escolaridade obrigatória do 12º para o 9º ano, sustentando que “a liberdade de aprender é um direito fundamental de cada pessoa”.  De tal forma o tema é sério, que cinco(5) governantes, exactamente Secretários de Estado do actual governo, subscreveram a referida moção.
Sem sequer extrapolar, fiquei com a ideia que tal proposta acaba por restringir a liberdade de cada pessoa, pois obriga as pessoas no mínimo a nove anos de escolaridade, deixando assim pelo caminho o direito de escolha de querer ou não  aprender. Esta contradição que aponto é apenas por brincadeira, embora o caso seja sério como atestam as cinco assinaturas dos referidos governantes.
Trata-se de uma ideia de um grupo de meninos e meninas, filhos de famílias bem, daquelas que ficam sempre de fora das crises, a pretenderem assegurar o seu bembom para o futuro. Ora se o actual governo que eles apoiam, está empobrecer o país, a melhor forma de controlar os pobres, de garantir a estabilidade, é desenvolver a par a ignorância e a estupidez.
Não sei  se tais ideias têm ou não marca genética, mas que são idênticas ás do seu bisavô, lá isso são. O bisavô Salazar promoveu o obscurantismo Fascista.

Sem comentários: