terça-feira, outubro 01, 2013

Sobre a votação do BE

Está provado que o BE não tem vocação autárquica, pois não é fácil afirmar-se num espaço que já estava há muitos anos ocupado, com raízes por vezes tentaculares e até decisivas na vida das pessoas, fenómeno que se fortaleceu em muitas localidades à proporção dos mandatos repetidos por uma mesma força politica.
No Concelho da Moita o BE com a fraca votação que obteve, elegeu um vereador, dois membros da A.Municipal e presença em três As. de Freguesia, isto apesar de ser a terceira força politica no Concelho. Mas mesmo perante estes magros resultados, não os considero um sinal de esvaziamento do BE - é que o Bloco da forma como surgiu, a sua estrutura e funcionamento unitário, não dá para o caracterizar de um partido conjuntural em vias de desaparecimento, pelo facto de quase não ter expressão autárquica.

Tomando como exemplo este Concelho, o BE nunca arranjou emprego para ninguém, nunca nadou na mixórdia dos envolvimentos e influências, até chegou mais tarde que os outros, aqui em que a CDU é maioria reeleita desde 1976  e que nestas eleições mais uma vez garantiu maioria absoluta com apenas 10900 votos, para uma população de quase 70 mil habitantes.
Mais do que lançar graçolas sobre a fraca votação no BE, seria interessante que os responsáveis da CDU ponderassem sobre a sua ridícula maioria absoluta, assumindo as responsabilidades próprias de quem dirige o municipio desde 1976 - anos e mais anos de esforço a garantir o poder, mas sempre aligeirando a democracia. 

16 comentários:

Anónimo disse...

parece que mais uma vez o povo da moita se enganou, então há que mudar o povo.
a meu ver o BE só tem vocação para ser anticomunista, já que uma boa parte dos seus membros foram militantes ativos do PCP e portante da CDU, APU R FEPU.
Portanto só há que lamentar a vossa passagem por lá no PCP.
BY BY

Paulo Soares disse...

Bom dia Caro amigo,

Depois de alguns dias a reflectir o que se passou nas eleições do nosso Concelho e da minha Junta de Freguesia, cheguei à triste conclusão que os Moitenses estiveram a menosprezar o nosso futuro e dos nossos filhos.
Então a para Câmara a CDU ganhou com 10918 votos contra os 59426 votantes existentes no nosso Concelho o que representa uma maioria eleita por uma minoria.
Na minha Junta de Alhos Vedros a CDU foi eleita com 2369 votos com 13055 votantes inscritos e aqui também eleitos por maioria feita por uma minoria.
Quero com isto dizer que os partidos da oposição Bloco/PS /PCTP e Independentes não souberam alertar a população para situação existente tal como ela está, com uma divida elevada na ordem dos 21 milhões de euros com juntas que eram geridas com coligações com o PSD "Junta da Moita e Alhos Vedros" e que alguns dos mesmos fazem parte das candidaturas existentes agora tomam novamente o poder, e caro a verdade nada disto foi denunciado publicamente com cartazes nas ruas e nas nossas vilas do Concelho e ai os mesmos ganharam porque tudo o que fizeram na anterior legislatura os mesmos partidos contar a gestão corrente os mesmos não se precaveram de fazer essa denuncia em órgãos de comunicação e panfletos colocados em locais próprios para que a população lê-se o que estavam a fazer a oposição e aqui todos os que participaram arduamente na campanha saíram prejudicados no seu desempenho e até os que ganharam ficaram se a oposição agora existente colocar estes números em cartazes públicos nas entradas das nossa Vilas, pois a população tem o direito saber como estamos a ser geridos e com isto alertar todos para o que ai vem com esta maioria, agora sem controlo e à sua inteira responsabilidade e que agora aqui venho desde já alertar:
1º Rotunda da Cleópatra para a rotunda do Mini-preço, construção de uma vala na beira da estrada iniciada dias antes das eleições e que a população de Alhos Vedros e da Fonte da Prata pensava que finalmente iriam construir um passeio para as pessoas circularem em ambos os sentidos e o que acabaram por terminar depois das eleições foi a dita vala e um espaço ao lado da mesma de terra batida com gravilha para passarem.
2º Rotunda da Cleópatra para a Escola José Afonso começaram a reparar a berma inexistente para que as crianças que ali passam a caminho da escola e da escola para casa e que todos em Alhos Vedros pensariam que iriam finalmente criar o tal passei para que podem as ditas crianças circular em segurança, bem depois das eleições os mesmos colocaram terra batida e gravilha para que as nossa crianças podem circular.
Por isto e só temos três dias depois das eleições que lhe peço que publique estes comentários no seu blog e em todos órgãos de comunicação e até com os deputados da oposição estivessem alertas e denunciarem estas decisões publicamente nos órgãos em que estão representados e porque não também em cartazes públicos para a população uma vez mais saber o que a maioria agora eleita está a começar a fazer.
3º Em todo o Concelho da Moita não existe urgências a não ser ao Sábado e Domingo na Baixa da Banheira ou então irem para a fila ás tantas da madrugada para tentar arranjar uma vaga no médico de família tal como assisti hoje ás 07:30 da manhã no Centro de saúde da Baixa da Banheira ou por fim irmos às urgências dos Hospitais Concelhos vizinhos, a população toda no Concelho da Moita sabe, claro que não e porquê, porque ninguém mais uma vez denunciou publicamente em cartazes e nos locais próprios para a mesma demonstrar o seu desagrado pelo abandono e pelo direito à assistência médica que 80 mil habitantes de um Concelho do arco ribeirinho da capital não tem.

Caro amigo agradecia a sua publicação do que escrevi no seu blog.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Broncas, não sei se já repararam mas isto é importante. Nas autárquicas de 2009, em relação a 2005, a CDU perdeu mais de 1.500 votos. Este ano nas de 2013, em relação ás de 2009, perdeu novamente mais de 1.500 votos. Ou seja, estes engraçados que cantam de galo, não só representam só 18% dos eleitores como em 8 anos perderam mais de 3.000 votos. É porque o povo está muito contente com eles. Então não está!!! Façam as contas e vejam que em cada uma destas 2 últimas eleições eles perderam mais de 10% do seu eleitorado. Para mim isto não abona a oposição, antes pelo contrário, pois não capitalizou esses descontentes e também desceu, mas muito menos votos, e sabemos que a abstenção não se faz sentir tanto no eleitorado da CDU, que vai a todas e é muito militante. Antes de darem graçolas contra o BE e o PS era melhor que pensassem. Façam contas a 1.500 votos a perder em cada eleição, em termos teóricos e matemáticos, quanto tempo durarão. É que a CDU não tem qualquer significado nos jovens, e a velhada vai desaparecendo...

O Broncas disse...

Ao anónimo das 11:42

Num concelho com mais de 70 mil habitantes, não deveria ser tão triunfal por a CDU conquistar a maioria absoluta com 10 mil votos,ainda por cima numa eleição onde se verificou 59,62% de abstenção.
Nunca fui nem sou anticomunista, e acredite que não lhe farei a vontade.

SÓCRATES disse...

Já Poncio Pilatos em tempos idos perguntou ao povo: Quem quereis que liberte? Jesus Cristo ou Barrabas?
E o povo escolheu o ladrão.
A Democracia tem destas coisas.

SÓCRATES disse...

Já Poncio Pilatos em tempos idos perguntou ao povo: Quem quereis que liberte? Jesus Cristo ou Barrabas?
E o povo escolheu o ladrão.
A Democracia tem destas coisas.

SÓCRATES disse...

Já Poncio Pilatos em tempos idos perguntou ao povo: Quem quereis que liberte? Jesus Cristo ou Barrabas?
E o povo escolheu o ladrão.
A Democracia tem destas coisas.

Anónimo disse...

O concelho tem 66 000 habitantes e este exercício é vergonhoso. Se atacam o legítimo vencedor pelos votos que teve então o que dizer do miserável BE. Porque é que não colocam a hipóteses de as pessoas não os levarem a sério e não gostarem dos vossos candidatos!

Anónimo disse...

Por certo que não levaram a sério quando o BE disse que a gestão CDU somou 22 milhões de divida. É que nem sequer acreditam, nem mesmo sendo o vereador Garcia a dizê-lo. Também ninguém levou a sério que só arranjam empregos para a "malta da corda", no entanto não faltam arranjinhos... e muito mais que nem sequer acreditam.

Anónimo disse...

O bloco passou, de 2 para 1 na assembleia de freguesia da Moita, de 3 para 2 eleitos na assembleia municipal e quase ia perdendo o vereador na câmara. Afinal os tipos do BE são culpados da abstenção pois os seus antigos apoiantes não foram votar, ou então foram votar na CDU, como aconteceu na freguesia da Moita, pois apesar da abstenção o João Miguel e a CDU aumentaram até o número de votos em relação a 2009.

Anónimo disse...

João Semedo afirmou que a direcção do Bloco não é culpada dos resultados autárquicos que sãoas estruturas locais as responsáveis porque trabalham mal.

A Moita é um exemplo. São sempre os mesmos, com idade avançada e sempre a atacar os comunistas ... Assim não contam comigo.

Anónimo disse...

BOM, SABER-ME-ÃO DIZER QUANTOS CIDADÃO COM MENOS DE 18 ANOS EXISTEM NO CONCELHO DA MOITA? É QUE ESTES TAMBÉM CONTAM PARA AS ESTATISTICAS E NÃO TEM DIREITO A VOTO.
MAS O PIOR É QUE FOI POUCO EXPRESSIVA A VITÓRIA DA CDU,E NO ENTANTA O NÚMERO DE ELEITORES QUE NÃO VOTARAM NO BE É AINDA MAIOR. É MUITO MAIS EXPRESSIVA A DERROTA PARA QUEM CONCORREU PARA GANHAR OU TIRAR VOTOS A CDU.

Anónimo disse...

A máquina dos 120.000,00€ da CDU para campanha nesta autarquia não consegue adversários à altura!!!

É MUITO GUITO PARA UMA CAMPANHA

Poderiam servir para amortizar a divida contraída de 22 Milhões de €uros pelo executivo CDU.

Anónimo disse...

Gostava de saber quem é que vai desempenhar a tarefa do Manuel Madeira na Assembleia Munícipal.

Anónimo disse...

O Semedo diz que o BE não tem candidatos à altura

O Broncas disse...

Afinal, quem é que daqui vai à marcha dia 19. Ou respondem a isto positivamente, ou concluo que tudo o que aqui escrevem não passa de trêtas...