terça-feira, outubro 01, 2013

As eleições na Moita

Neste Concelho o ultimo acto eleitoral
ficou marcado pela abstenção,
cujo índice é muito superior à média nacional. 
Com uma população com quase 70 mil habitantes 
e 59 425 eleitores, apenas votaram 23 996,
 ou seja 59,62% de abstenção.

Neste cenário, todos os Partidos foram derrotados, pois mais de metade dos eleitores alhearam-se do acto eleitoral, gerando o facto ridículo de neste Concelho com quase 80 mil habitantes, a CDU que venceu com maioria absoluta, apenas recolheu 10900 votos.

Embora não seja fácil inverter o actual cenário abstencionista, importa que todos os Partidos reflictam sobre o que fazer, nomeadamente a CDU que exerce neste Concelho o poder em exclusividade desde 1976.
Acredito que se pode inverter este cenário no futuro, desde que os detentores da maioria adoptem o que até hoje faltou - trabalho, honestidade e competência.

3 comentários:

Anónimo disse...

O BE quase desapareceu

Anónimo disse...

Parece que o bloco passou, de 2 para 1 na assembleia de freguesia da Moita, de 3 para 2 eleitos na assembleia municipal e quase ia perdendo o vereador na câmara. Afinal os tipos do BE são culpados da abstenção pois os seus antigos apoiantes não foram votar, ou então foram votar na CDU, como aconteceu na freguesia da Moita, pois apesar da abstenção o João Miguel e a CDU aumentaram até o número de votos em relação a 2009.

Anónimo disse...

O Bloco desceu, é verdade, mas não desapareceu, e mantém-se na AM (para pena da CDU, pois sabe que é quem mais os afronta), com o seu eterno vereador e nas assembleias de freguesia onde estava. É isso que vos mói, dói,mas vai doer mais, muito mais. Usando um slogan querido ao PCP, "A luta continua" até a CDU ir para a rua do poder local. Não vão ter descanso. Não somos anti-comunistas como querem fazer crer. É que para nos o PCP não é comunista, sem socialista, e muito menos democrático.