domingo, novembro 18, 2012

Estará a Democracia Representativa em causa ?

Pelo lado dos Partidos da alternância, PSD e PS, o objectivo de estoirar com a democracia representativa, é inerente à latente intenção de alterar a legislação eleitoral para se eternizarem no poder, garantindo deste modo de forma ainda mais vincada a já velha política da "pataca a mim, pataca a ti", o que para tal têm vindo em crescente a adoptar conceitos populistas, como é o caso de pretenderem a reboque da crise reduzirem o número de deputados na Assembleia da República, e ao nível autárquico, transformar maiorias relativas em absolutas, garantindo executivos monocolores nas Câmaras Municipais.
 
Pelo lado do cidadão comum, que em crescente intervém sem filiação nas instituições tradicionais, integrando  os movimentos que vão proliferando em toda a sociedade, denominados não orgânicos - está também a pôr  em causa a democracia representativa.  A evidente opção pela informalidade está a passar a perna ao que é institucional e formal, evidenciando-se práticas de democracia directa, sendo sinais importantes a contraditar as elites da governação, que se esfalfam em comentários e discursos, em que sabem tudo e falam de tudo, escudados na sobranceria do bembom da vida, onde os demais são incultos e radicais, eles, que são em exclusivo os responsáveis pelo buraco em que o país se encontra.
Todo este pulsar da sociedade é já protagonizado por milhares de pessoas, cujas vidas explicam o país real, transportando consigo as necessidades, os anseios e a exigente construção colectiva de soluções. 
 
Na Convenção do BE, observou-se à interiorização da importância dos movimentos sociais, como factor determinante para a revitalização do processo democrático, como condição essencial para a busca de soluções. Mediante isto, desejo que também o PCP no seu próximo Congresso, sem beliscar a sua estrutura e funcinamento orgânico, valide até pela sua experiência em frentes unitárias, a real importância de todos estes movimentos sociais, pois penso que toda a esquerda se fortalecerá.
 
Na actual e prolongada conjuntura, acredito que Marx escreveria :
- Proletários e todas as pessoas de boa vontade no mundo. Uni-vos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Há muito que a esquerda entrega a bola á direita: o PCP por que o PS faz política de direita, e o BE é trotkista e não deixa de ser verdade; o PS por que o PCP tem politicas antiquadas, é Stalinista, e o BE é opurtunista,e não deixa de ser verdade; o BE, que se diz a verdadeira esquerda, automaticamente exclue a outra parte da esquerda, e não deixa de ser verdade.
Assim nenhuma união ou unidade na ação é possivel...É bom ler o que manuel oliveira escreve na Renovação Comunista. Leiam
Por mim há muito tempo que proponho essa unidade tão desejada pelo povo de esquerda!
Com a devida vénia "O Catraio"