domingo, julho 08, 2012

Com a Graça de Deus

Queridos irmãos e irmãs
desta afoita comunidade moiteira. Vós que sois pessoas tementes a Deus, que não fazeis o sinal da cruz em vão, como os futebolistas no início dos jogos tentando o apoio do Senhor para as suas vitórias, como se os adversários não fossem filhos do mesmo pai, como se Deus tomasse partido por coisas efémeras.
Estais aqui na graça do Senhor neste XIV Domingo do tempo comum, onde iluminados pela sua graça iremos exaltar o fervor e a inteligência dos nossos autarcas, que na Assembleia Munícipal realizada no passado dia 29 de Junho votaram, transformando em regra para a nossa vivência, mais uma mensagem biblíca - "Deus criou os outros animais para que o homem se sirva deles".
Nesta terra onde o ícone representativo de Satanás é o Touro, saliento-vos a aceitável tradição pagã pelo crivo sagrado da hermenêutica gregoriana, onde o Touro é humilhado e torturado até à morte em arena para gaúdio de todos. É que sendo o Touro o representante de Satanás, é compreensível que padeça de todos os sofrimentos que Jesus suportou até à crucificação.
Irmãos e irmãs, a decisão dos nossos autarcas foi um acto de coragem,coerência e religiosidade, só comparável com a coragem do Rei Católico Juan Carlos, ao matar Elefantes - deveis pois de estar orgulhosos dos autarcas que elegestes!
Ao deliberarem elevar a Tauromaquia a património cultural e imaterial, evidenciaram uma profunda sensibilidade religiosa, uma grande manifestação de fé, que a nossa paróquia irá homenagear. Deste modo, nas próximas festas de Setembro além da tradicional procissão em honra da nossa Padroeira que se realiza ao Domingo, na Terça-feira seguinte haverá outra procissão onde a imagem de Nª Senhora terá como manto um capote azul escuro, bordado a ouro e muitas e lindas lantejoulas, sendo transportada por forcados e toureiros, indo à frente campinos a cavalo, estando até já garantida a presença de sua iminência o srº Bispo da diocese, que desfilará a coberto do pálio transportado pelo Srº Presidente da Câmara e Senhores Vereadores.

Assim será, com o vosso empenho e a graça de Deus.

3 comentários:

k7pirata disse...

AMEN...doins!!

Anónimo disse...

Extraordinário texto, parabéns camarada !

AVP +

Anónimo disse...

SALVATERRA DE MAGOS DECLAROU A “FESTA” PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL... MAIS UMA PARA O ROL DAS TERRINHAS ATRASADAS
Mas esta Presidente da Câmara e vereadores da maioria não foram eleitos pelo Bloco de Esquerda?
Os tais que na Moita votaram contra só porque a proposta foi apresentada pela CDU?