sábado, março 03, 2012

URBANIZAÇÃO CENTRO DA VILA - ALHOS VEDROS

(mail de um leitor identificado chegado à nossa caixa de correio)



Assunto: URBANIZAÇÃO CENTRO DA VILA - ALHOS VEDROS - FACTOS.

Bom dia,

A todos devo uma explicação sobre o assunto descrito no vosso blogue.


1º-Na grande maioria dos moradores da urbanização da quando da compra das suas casas foram aliciados por um projeto que se resumia-se a:

       Garagens construídas em subterrâneo.
       Parque infantil na superfície.
       Espaço de lazer também na superfície.


Quando falo em superfície falo ao nível do chão para que não existam duvidas, apesar de agora dizerem que o referido projeto não ficava ao nível do solo mas a 80 centímetros acima do solo, qualquer forma seria sempre melhor do que agora foi aprovado.
Mas deixem –me dizer o seguinte é que este mesmo projeto que atrás me refiro e não ao novo foi discutido pelos os entendidos “técnicos e construtores” e segundo um dos participantes “técnicos” disse que este mesmo projeto foi alvo de muita discussão na Camara e que um até “…. Tinha uns motores, umas bombas de agua na superfície e outro que tinha também as ditas bombas e uma rede á sua volta com altura de 2 metros, mas que nada disto podia ser feito porque incomodaria os moradores e era demasiado dispendioso…”, verdade seria talvez barulhento, mas dispendioso, então o ditos técnicos da Camara verificaram que a construção era dispendiosa e tiveram esse fator em conta, incrível conseguiram ver isso e não permitir que se construi-se tal empreendimento, em fim toma-se decisões sobre uma construção e sobre outra não se tomam, pergunto isto é de pessoas responsáveis e sensatas que deveriam defender o interesse publico, portanto reduzimos isto ao velho proverbio “Dois pesos duas medidas”.

E agora falo dos factos reais que tenho conhecimento e documentados:

     1º Está a ser construído nas nossas traseiras 38 garagens em troca do que eram para ser construídas no subsolo.
     2º Está previsto 29 lugares de estacionamento em espinha a meia dúzia das nossas casas em troca do espaço de lazer e parque infantil.
     3º A camara com esta construção vai receber duas garagens, esta confirmação oi dada pelas pessoas responsáveis presentes na reunião com os moradores e pelos deputados do PC, isto é a verdade.

Os fatores técnicos   que a Camara apresentou para permitir a construção ser feita foram:

     1º A oferta de 29 lugares públicos e gratuitos.
     2º A não necessidade de termos um parque infantil porque perto existe um parque com dimensões assinaláveis- Parque 25 de Abril-
     3º De tudo ter sido feito conforme a lei e ter sido posto em discussão publica no período a seguir a ter sido aprovado em Fevereiro de 2011.

Bem caros tenho a dizer o seguinte sobre os pontos atrás descritos:

1º A dita oferta de 29 lugares públicos poderiam e deviam ser disponibilizados no exterior da urbanização e passo a descrever:

a)      Na rua Adriano Correia de Oliveira o espaço de estacionamento em espinha poderia e devia ser acrescentado pois o mesmo tem espaço para ser acrescentado e quem duvida vá verificar com os seus olhos, isto também poderia ser eito na rua Dadrá  que é uma rua com sentido e por isso com as condições necessárias para o fazer, mais na rua António da Silveira que também é uma rua de sentido único  e no seu lado esquerdo (Do lado dos Pontos Verdes e caixotes do lixo) poderia e devia ser em espinha e com isto se calhar os tais 29 lugares nem sequer eram problema.

b)      Esta situação de 29 lugares públicos e gratuitos são só para tapar o grave da situação porque os mesmos ficam perto das nossas casas num recinto fechado com uma só entrada e que é também um único local de saída, pergunto isto é seguro? Isto é melhor que ter um parque infantil e espaço de lazer, sinceramente acho que não.


c)       A resposta de que não existe necessidade de construir um parque infantil, porque existe um nas proximidades, bem isto só pode ser brincadeira pois o parque que os mesmos dizem com dimensões assinaláveis  é o mesmo que a algum tempo foi noticia de que a população de Alhos Vedros teve que se defender com paus contra delinquentes ou será que isto não existiu e se duvidas existam é o mesmo parque que frequentam delinquentes todos os dias e que várias pessoas naquele espaço foram ofendidas e ameaçadas  ou será que nada de isto ali não se passa????

2º A afirmação que os responsáveis que tudo foi feito conforme a lei tenho a dizer o seguinte:

a)      Bem caros talvez até tenha sido feito conforme a lei, mas expliquem o porquê da Presidente da Junta de Freguesia em 27 de Janeiro 2012 não saber da construção ali a ser efetuada, expliquem como é possível, alguém que faz parte da Assembleia Municipal e tem a responsabilidades perante os moradores da sua Freguesia não sabia de nada passado um ano depois da aprovação dada, como é possível isto, como??? E atenção que existe um email da mesma á Presidência da Camara a questionar o assunto.

b)      O dito AVISO e não Edital como alguns dizem, não transcreve em descrição “rigor” a forma como vai e está ser feita a obra e quem o lê, diz que conseguiram reduzir a área de construção de 1770,oom2 para 697,00 m2, engraçado tem a noção que realmente estão a agir em defesa do interesse publico mas não dizem tudo, porque será??? Então a troca por garagens e espaços de estacionamento por espaço de lazer é mais importante? Isto não é fator mais que suficiente para existir um diálogo aberto com todos e suspender a obra.


c)       Penso como qualquer pessoa que uma troca de espaço de lazer e parque infantil por garagens não pode ser interpretada como interesse publico ou estou errado, será que o senhor Presidente e os senhores Vereadores também pensam desta maneira, não claro que não a Camara vai ter duas garagens disponíveis e de borla, claro que isto não vem descrito no dito AVISO, e isto é grave e preocupante para a comunidade ou então fazemos como o senhor deputado municipal que disse o seguinte “…pá para mim é indiferente até podiam construir um lago no local…”, enfim!!!!

Perante estes factos existiu uma reunião “agora” com os moradores e o Senhor Presidente da Camara/técnicos envolvidos na aprovação da obra e na dita reunião ficou de se pensar nas seguintes propostas:

1º Reduzir em alguns centímetros o tamanho das garagens.
2º Deixar de ser estacionamento em espinha e passar a ser estacionamento em linha.
3º Que o melhoramento no perímetro exterior da Urbanização a Camar não tinha dinheiro para o fazer.

Bem que direi eu sobre isto:

a)      Reduzir as garagens alguns centímetros nada acrescenta á obra porque a mesma vai estar lá todos os dias da nossa vida e os responsáveis vão estar em suas casas descansados e sem problemas de consistência, certo, porque se existir algum mal no dito espaço bem eles não serão culpados pois até entraram em acordo com os moradores para essas alterações.

b)      Passar de espinha ou a vertical, continuo com 38 garagens muito perto da minha casa e carros ainda mais perto num espaço fechado e volto a alertar com uma só saída que também é de entrada, que ganho eu, nada.


c)       Em relação á falta de dinheiro da Camara em melhorar os estacionamentos  exteriores “perímetro da urbanização”, bem chego á conclusão que é sempre melhor ter de oferta sem trabalho ou despesas para a Camara do que melhorar e defender o interesse publico de quem ali vive e ainda receber duas garagens de oferta, nem sei o que dizer a esta decisão, tal como o Senhor Nuno Libório disse “Vocês querem é decisões de terceiro mundo”, mais parece que os mesmos tem é decisões que nada abonam a favor do interesse publico.

Agora depois de expor todos os factos que tenho conhecimento e estão descritos, agradecia que todos os interessados analisassem esta situação sem politica á mistura e com o objetivos do interesse publico á frente de todas as cores partidárias que possam ter, pois o que aqui está em causa é a qualidade de vida das pessoas o seu bem estar e a perspetiva de vida que tinham que lhes foram tiradas por alguém que com certeza não irá descansar como até aqui o fazia, porque quando acontecer algo que não deva acontecer naquele espaço os mesmo serão com certeza chamados á praça publica e provavelmente á barra dos tribunais para prestarem contas do sucedido.


O morador




1 comentário:

Anónimo disse...

Pergunto a este ou outros moradores daquele espaço, houve uma reunião de uma representação de 6, segundo sei, com o Sr. presidente da câmara (quem mais, empregados às ordens deste não interessa, não são isentos e precisam do seu emprego). O Sr. presidente disse na ultima reunião pública de cãmara que ensta reunião esses moradores aceitaram as suas justificações de que esta alteração era a melhor para eles e aquele espaço, baldio e com problemas até ali. Houve um vereador da oposição (não interessa agora o partido) que propôs a imediata suspensão da obra pois a mesma era um mamarracho, que foram enganados pelo presidente quando ele levou esta proposta de alteração e que a mesma tinha graves problemas de segurança, incluindo que não passaria ali um carro de bombeiros se fosse necessário algum dia, e que fossem de imedaito realizadas reuniões de trabalho para entendimento entre as 3 partes, moradores, construtor e câmara (as 2 partes que beneficiam com aquela alteração nas costas dos moradores). Mas o Sr. presidente disse que os moradores que com ele reuniram aceitaram bem as suas justificações. Isto é verdae, repito? Segundo sei terça-feira às 17:30 há uma reunião extraordinária e marcada de urgência de câmara para discutir mais este problema. O que teme afinal o Sr. presidente? Teme pela consciência ou porque se quer recandidatar no próximo ano e está aflito por isso? O povo não se dve calar. os moradores devem exigir que se resola a seu contendo, pois são os únicos ali a ser prejudicados e quem comprou gato por lebre com a cumplicidade da câmara. A luta continua.