quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Manifestação contra a ACTA é sábado

Este próximo sábado, dia 11, realiza-se uma manifestação internacional contra o Anti-Counterfeiting Trading Agreement (ACTA). Os protestos realizam-se em mais de uma centena de cidades da Europa, e nalgumas cidades dos Estados Unidos e da Austrália.
Em Portugal, a manifestação está marcada para Viseu (Praça da República), Porto (Av. dos Aliados), Coimbra (Praça da República) e Lisboa (Marquês de Pombal), às 11h30.
Os organizadores recordam que “o que o ACTA propõe é que seja criminalmente punido todo e qualquer individuo que partilhe, ou usufrua, de forma livre e gratuita de qualquer tipo de informação protegida por direitos de autor na Internet, seja essa informação uma música, um filme, ou mesmo uma citação de jornal ou livro. Isto significa que, a partir do momento em que o projecto-lei seja posto em vigor, passará a haver um apertadíssimo controlo de todos os conteúdos publicados online, sejam eles música ou textos de opinião. Enquanto que, à partida, apenas a informação protegida por direitos de autor seja bloqueada, todos os conteúdos que o utilizador queira partilhar estão suscetíveis a ser censurados por uma figura anónima, escolhida de forma anti-democrática”.
Quem for à manifestação, dizem os organizadores na página do evento no Facebook, “pode ou não trazer mascara, sendo o seu uso apenas uma maneira de preservar a vossa identidade ou passar a imagem que tem vindo a ser passada a nível mundial”.
Quem optar pelo uso da máscara, pode comprar uma pela net ou fazer uma de papel, a partir do modelo.

Sem comentários: