terça-feira, outubro 04, 2011

Assembleia Municipal (30 de Set.)

Foi uma Assembleia que durou até quase ás duas da manhã, apesar de haver apenas um ponto na Ordem de Trabalhos.
Desta vez só o PS e a CDU apresentaram moções, diga-se, com temas actuais e de interesse colectivo.
 Uma proposta pela CDU sobre o "Livro Verde" e a dita reforma administrativa, que o governo pretende concretizar conforme imposição da Troyca; outra sobre o mesmo tema proposta pelo PS, no sentido da promoção de debates com a participação da população; também por proposta do PS, uma a contestar a decisão do governo sobre o projecto "Arco Ribeirinho do Sul", a qual lamentávelmente não foi aprovada por parte da maioria absoluta CDU, por razões só explicáveis recorrendo a  exorcismos ou bruxarias.
.
Na discussão sobre a reforma administrativa, a discussão engrossou mediante as considerações individuais de alguns membros do PS sobre as Juntas de Freguesia, ao ponto de admitirem o seu total desaparecimento, facto que mostrou um PS dividido e com o tema mal estudado, isto perante a moção da CDU, que traduz não aceitar quaisquer alterações à estrutura autárquica na actual conjuntura.
Mas mais grossa que esta, foi a discussão da moção da CDU a caracterizar a situação actual à luz das recentes medidas do Governo/Troyca, saudando e mobilizando os trabalhadores para a manif. de dia 1 de Outubro - neste caso, em que nenhum membro do PSD veio em defesa do Governo, o Srº Manuel Borges, presidente da Comissão Politica do PS/Moita, usando um discurso subserviente e conformista, inesperadamente o maior e mais caloroso defensor do Governo/Troyca, isto, quando se aguardava outra posição por parte do PS, tendo em conta as recentes declarações da deputada Srª Eurídice Pereira e a recente presença do Srº João Proença numa manifestação europeia. Com isto o PS demonstrou mais uma vez não conhecer nem a história, nem as pessoas deste Concelho - de facto por aqui o PS não é alternativa para nada. Em contraste, o BE que tem apenas três elementos e que nesta Assembleia nem sequer apresentou qualquer moção - interviu com qualidade, com respeito e a valorizar a vivência democrática daquele orgão eleito pela população do Concelho, fazendo-o com objectividade e de forma viva, em todos os temas ali versados.
Não tenho  mesmo dúvidas em afirmar mais uma vez, que a alternativa à CDU/Moita, só se constroi com o Bloco de Esquerda.
.
Registo ainda a aprovação de uma saudação aos Moitenses que protagonizaram a implantação da República em 1910. Registo também que o unico ponto da O.T., actos da Câmara, decorreu de forma participada e não bocejada, como em anteriores Assembleias já aconteceu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu diria mais Broncas, não só acho que apenas o Berloque de Escaquerda é alternativa ao PCP/CDU como acho que apenas um desses 3 elementos da AM pelo BE pode e deve ser o grande presidente da câmara, um tal Luís Morgado. Nem duvides... o tipo Broncas é uma sumidade ... lol

Anónimo disse...

Para mim, tendo em conta o que aí vem de alterações ao poder autárquico, Luís Morgado daria um excelente presidente da AM.
Já agora dou-lhe os parabens, fez ontem 61 anos de idade.