terça-feira, setembro 20, 2011

Assim se tece um cobertor...

Em 14 de Agosto de 2007 surgiu um manifesto assinado pelos "Amigos do Cais", que serviu de base a uma recolha de assinaturas e à solicitação de uma reunião com o Presidente da Assembleia Municipal da Moita.
O objectivo centrava a exigência de obras para a reposição do sistema "porta de água" ou equipamento equiparado, no mesmo local onde outrora existira um. A degradação deste braço do estuário em consequência da opção cara e errada na construção do dique, era por demais evidente e já um problema de saúde pública a obrigar a medidas urgentes.
Recordo-me que o Presidente da Assembleia Municipal, contrariando a sua condição de "pregoeiro das iniciativas populares, da intervenção das populações, da descentralização e da informalidade", borrifou-se para a reunião que fora solicitada, porventura pela formalidade de  os Amigos do Cais não serem uma organização legalmente instituida.
Porém tudo mudou desde 14 de Agosto de 2007 - de imediato o Boletim Municipal divulgou na capa uma foto, com a indicação de que seria para breve, seguindo-se iniciativas de brilharete sobre o tema, em tenda instalada no Cais para os repetitivos discursos no decorrer das festas, facto que se verificou mais uma vez nestas festas que findaram. É caso para dizer que "assim se tece um cobertor" para tapar a incúria e responsabilidades relativas ao fiasco que foi o propalado Espelho de Água, a errada construção do dique, e deste modo conseguir a impunidade e o esquecimento para tanta asneira e prejuizo.
Fora isto, considero que os Amigos do Cais fizeram bem em não prolongar a politização do caso, pois remeteram-se quase ao silêncio quando perceberam que desta vez a decisão autárquica era a sério e que o projecto correspondia ao desejado. Li até elogios à obra no seu blog, com apelos à paciência, evidenciando o desejo de que tudo fique bem feito.

Porque também assinei o manifesto de 2007, concordo com a decisão divulgada no blog "Amigos do Cais"para que no dia da inauguração, à parte das cerimónias realize uma pequena exposição dos documentos então divulgados, com permissão de consulta de um dossier, onde constam todas as pessoas que assinaram o Manifesto a exigir aquela obra no cais da Moita.  

  

2 comentários:

O Broncas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Eu também estarei lá, também subscrevi o manifesto dos amigos do cais.