sexta-feira, julho 01, 2011

Grande 31 na Pluricoop...

No resultado de confrontar o conteúdo das moções apresentadas pelo BE, PS e CDU na última Assembleia Municipal, com a opinião de algumas trabalhadoras das Lojas Coop, percebi que exceptuando a do BE pelo facto de evidenciar principios, todas andaram pela rama - a do PS só se explica por sectarismo partidário, por cheirar-lhes à presença de comunistas naquela instituição; a da CDU, apenas o esforço de arranjar uma manta que cubra actos e nomes de responsáveis ligados ao processo de decadência daquele movimento, usando como maquilhagem a actual conjuntura política.


Acontece que a actual situação de centenas de trabalhadores das Lojas Coop, agora quase, senão todos com salários em atraso e os contratos suspensos, além do que de trágico é para cada um, existe a raiva pela forma como os dirigentes trataram-nos neste processo. Ninguém conhece, ninguém tem uma ideia linear sobre o que de facto originou aquela situação, pois a pouca informação facultada em reuniões arrancadas a ferro, foi sempre dispersa e contraditória -mesmo em relação aos sócios, não existe qualquer informação esclarecedora e credível, acrescendo neste caso a existência de sócios originários, ligados em diferentes localidades ás Coops anteriores ao processo de fusão, logo ligados ao património que agora parece estar em "leilão", sem que conheçam o que exactamente se passa. Existindo deste modo um ambiente caracterizado por suposições, que em excesso leva a que cada um diz o que quer.

Mediante isto cabe perguntar aos dirigentes, onde é que meteram o discurso sobre o "controlo operário"?`a intervenção, participação e controlo dos trabalhadores sobre os actos de gestão; e quanto à participação dos sócios - ficaram-se apenas pelo exclusivo cumprimento estatutário e da lei? de que é exemplo a reunião em Alhos Vedros, que só se realizou por exigência de velhos associados, alguns que por aquela Cooperativa, aquele património lá deixaram o coiro!?...

Que tristeza Srº Parreira!

É claro que é no actual desenvolvimento capitalista no sentido neo liberal, que é na alteração de hábitos de consumo, nos encargos salariais e na desleal concorrência promovida pelas grandes superfícies, que por certo se encontram o grosso que explica a actual situação - mas não explica tudo, e ainda menos o prolongado arrastamento que se verificou. Mas o que não tem explicação, é o facto de pessoas que se arrogam defensores dos trabalhadores e que abraçam o ideário cooperativista, utilizarem os mesmos métodos do patronato mais reaccionário.

Um vergonha, Srº Parreira!...

11 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, obrigado Broncas pela coerência e por não alinahres no esconder dos verdadeiros responsáveis pela situação a que a COOP chegou. E não te preocupes com o que pensam os socialistas ou não, afinal pelo que escreves eles terão as suas razões, não, pelo menos assim não o entendo, por estarem ditos comunistas na direcção da COOP mas pelos desarranjos de gestão a que levaram a este fim. O Sr. Parreira e os outros responsáveis deveriam ser julgados, tal como os Sócrates e outros responsáveis anteriores o deveriam também pelo estado a que o país chegou. Afinal era verdade que as trabalhadoras e trabalhadores das várias COOPs criticam a gestão e condutas erradas da direcção, tal como os sócios que depositaram a jóia das suas inscrições e que ficam a arder com as mesmas. Sou sócio da COOP e tenho lá o meu enterrado também. Sempre previligiei as compras na cooperativa. Os Parreiras t~em que ser julgados. O povo os julgará.

Anónimo disse...

Não julguem nada nem ninguém. Vocês são uns parolos. Querem ver porquê? As cooperativas há muito deram o berro por não terem evoluido e terem aparecido grandes superfícies com melhores condições e melhores preços. Tal como os mercados estão também a acabar. E só não vê isto quem é parolo e continua a insistir em cooperativas de produção no Alentejo que tão bom resultado tiveram e nas de consumo. Para mostrar melhor que vocês são parolos é o facto de dizerem que o Sócrates é que foi responsável pela situação do país. Pois para além de parolos têm pouca memória. Então antes o Barroso já não tinha fugido para a europa por não se entender com o país? Não era ele que dizia que isto era o país da tanga. Então e depois não houve uma crise mundial? O petróleo a 140 dólares o barril e o povinho todo a andar de pópó mandando o dinheiro que não tínhamos lá para fora? Então a Espanha não está em crise? 20% de desempregados? O próprio Barroso não passou de 200.000 para 400.000 desempregados? EDm pouco mais de 2 anos. O mesmo número que aconteceu em 6 anos de Sócrates.E a Grécia? E a Irlanda? E a Bélgica? E a Inglaterra? E a Itália? E o Egipto? E a Líbia? E a Tunísia? E o japão? E Marrocos? E o resto do mundo? Também foi o Sócrates? Como vêm com parolos como vocês este país vai de certo para o fundo.

O Broncas disse...

A parolíce está na descrição que fizeste, uma baralhada, em que o pragmatismo se confunde com a chantagem em estilo troglodita.

Anónimo disse...

Não percebeu? Eu não disse: olha aproveite as novas oportunidades e sempre vai aprendendo qualquer coisa. Agora querer que o tempo ande para traz é que não. Querer manter as velhas fabriquetas de cortiça em Alhos Vedros, manter as carroças na via pública(embora continue a haver imensos burros), querer manter os tipógrafos e as velhas tipografias, querer manter o pessoal a cavar com enxada quando há tratores, querer vender caro quando há quem venda mais barato e de melhor qualidade, querer manter as tabernas porcas e imundas tudo isso é saudosismo. Por isso digo que as cooperativas de consumo há muitos anos que não têm viabilidade. E se o senhor anda a pugnar por manter uma perde o seu tempo. Era só isto que lhe queria dizer. Quanto a serem mal dirigidos e roubados por comunistas isso já não é coisa do passado. É de sempre, de antes, de agora e será assim no futuro.
Não se zangue porque a vida são 2 dias.
Achei foi um ato correto da sua parte ter publicado o comentário. Outro menos democrata não o teria feito.
Como vê não digo só mal, quando entendo também sou capaz de elogiar os atos das pessoas.

Anónimo disse...

Falhou outra vez... repare que a Stª Madre Igreja, o seu estado, o Vaticano, têm acumulado lucros, e ai que lucros!?...usando uma velharia anterior ao cooperativismo, o assistencialismo.
Perceba assim que o problema é outro.

Anónimo disse...

O Broncas conhece bem esta gente,tudo gente com expediente que tem vivido à sombra da ideologia proletária, gente que acumula actos em que desdenham.

Anónimo disse...

Atenção que há mais instituições geridas por esta gente com total desprezo pelos dos trabalhadores e na eminência de falência, nomeadamente a Câmara, que só não faliu ainda porque nós pagamos-lhes impostos e pagamos mais ao Estado que lhes suporta os desvarios através de transferencias.

O Broncas disse...

Também não é conversa que se tenha. A CDU está em vinte e tal Câmaras, no país são mais de trezentas, quem está nas outras?...

Anónimo disse...

Ó parolo, a seguir vai a santa casa da misericordiosa, que quem manda e decide é o camarada tesoureiro, provedor e vice provedor não existe, tal como ficou as Cooperativas da ploricup. ninguém se entende.


O Professor

O Broncas disse...

A Santa Casa já tem solução-basta os actuais dirigentes inscreverem-se na catequese, cairem nas boas graças do Patriarcado, para não faltar crédito.
Mutualismo, Sindicalismo, Cooperativismo, bem ou mal geridos, são para abater no quadro da aliança estratégica do PS/PSD/CDS.
És mesmo PAROLO,

Anónimo disse...

É Pena estar-se assistir a uma descrença em valores que em tempos foram tão uteis aos mais desfavorecidos:Mutualismo, Sindicalismo e Cooperativismo. Mas é verdade! Para tal muito tem contribuido o procedimento de pessoas que por ignorancia ou má fé não souberm ou não quiseram salvaguardar esses principios e as Entidades competentes o terem permitido, no caso das Cooperativas, o então Instituto Antonio Sergio