segunda-feira, junho 13, 2011

Seminário Internacional Sobre Sindicalismo

"Contra a Escalada Neoliberal, Por uma Nova Agenda Sindical"

Esta tomada de posição e esta iniciativa correspondem a uma reflexão que temos vindo a realizar, um núcleo de investigadores sociais e de sindicalistas, ao longo dos últimos meses. Tem como principal novidade o facto de constituir um corpo de iniciativas que associa, desde a sua concepção e construção até à sua realização, um grupo de sindicalistas e de investigadores sociais que se dispuseram a trabalhar em conjunto. Não se trata nem de uma iniciativa sindical (para  a qual se costumam convidar especialistas académicos), nem de uma iniciativa académica (para a qual se convidariam uns tantos sindicalistas para testemunharem a sua experiência).


As inscrições para a participação no Seminário, que é aberto e sem encargos para todos os interessados, podem ser feitas para o numero de telefone 213819164 ou para o email seminário.sindicalismo@gmail.com
Está assegurado o almoço no restaurante do próprio Instituto, como apoio assegurado aos participantes.


Os 3 Painéis para o Seminário – Uma proposta de conteúdos para a reflexão:

• Um novo impulso à acção colectiva e aos direitos do trabalho na era da globalização: Conflito e negociação, diálogo e mobilização social. O direito de greve, o seu exercício e condições de eficácia e a renovação e diversificação das formas de acção colectiva. As implicações da legislação de trabalho e das políticas de austeridade no conteúdo da negociação colectiva. A renovação e actualização de conteúdos, prioridades e modos de articulação ou subordinação entre níveis de contratação colectiva. Negociação colectiva, arbitragem e intervenção administrativa. O paralelismo das convenções colectivas e a representatividade sindical. A importância estratégica da acção sindical ao nível europeu e internacional e a articulação dos modos de acção e de negociação colectiva nacionais, europeus e transnacionais. A experiência dos conselhos de empresa europeus.

• Os sindicatos na construção da democracia política, económica e social: as estratégias sindicais na fase actual do capitalismo e perante as mudanças na economia e no trabalho. O conteúdo actual da unidade sindical, da autonomia sindical, da democracia sindical e do sindicalismo de classe. As relações com os partidos políticos e com o poder político. O papel dos sindicatos na construção das políticas públicas, na defesa e renovação do Estado Social. A articulação dos sindicatos com outros movimentos sociais e grupos de representação de interesses. Avaliação da concertação social e das instituições de diálogo e gestão tripartidos, das suas potencialidades e limites. A democracia na empresa. Os sindicatos face aos constrangimentos da fase actual da União Europeia e da erosão do “modelo social europeu” e a importância estratégica da acção sindical neste plano ao nível europeu.

• A representação, a organização e a representatividade dos sindicatos: sindicatos para alguns ou sindicatos para todos - conflitos de interesse e solidariedades de classe, "verticais", de representação dos interesses profissionais, de estatutos precários ou permanentes, de grupos e camadas profissionais, de sindicalizados e não sindicalizados. A reforma das estruturas sindicais, a gestão dos seus recursos, e a sua adequação às condições e necessidades da acção sindical actuais. Modos de organização e acção sindical de base. Os sindicatos e as outras estruturas de representação dos trabalhadores nas empresas. A relação dos sindicatos com o precariado, os desempregados e os trabalhadores reformados. Os modos de filiação e de quotização. A organização sindical na empresa e as outras formas de organização dos trabalhadores. Democracia sindical, profissionalização, activismo e participação sindicais. Uso das redes sociais e das ferramentas electrónicas.

Sem comentários: