segunda-feira, junho 13, 2011

Liberdade não é Libertinagem

Já era previsível, como sempre e após o contar dos votos o aparecimento de analistas, daqueles que usam "eu já tinha dito..." "estive sempre certo nas análises que fiz..." "eu bem disse..." e muitas outras frases, normalmente a traduzirem ou o estado de insatisfação individual pelos resultados da organização com que simpatiza, ou a parvoeira própria de quem se pretende afirmar próximo se não mesmo, "dono de todas as verdades".
Ploriferam assim por toda a comunicação social, até no Jornal da Moita, elegendo para o efeito o Bloco de Esquerda, sem dúvida a organização que obteve os piores resultados eleitorais.


Como exemplo destaco o artigo publicado pelo membro da Concelhia da Moita do BE, Srº Vitor Barros no jornal local de 9/6/2011 - que iniciando o seu terrététéu cheio de certezas deste modo: "Como muitos militantes e simpatizantes do BE previam, o 5 de Junho confirmou a catástrofe." Não só demonstrou não perceber o resultado eleitoral do BE em 2009, como demonstrou por obcessão voluntarista, não entender nada da anestesiada sociologia eleitoral prevalecente.
Acrescendo o facto de na caracterização daquilo que entende ter sido errado, ter recorrido a comparações com o PCP, despropositadas e a traduzirem falha de lucidez em favor de uma atitude ressabiada em relação áquele Partido onde já militou, pois a mais do que isto na caracterização de "erros", apenas e vagamente fez retórica sobre a criminalidade e o rendimento mínimo, desejando neste caso, colocar o BE à compita com o CDS.


Eu que actualmente não sou militante de qualquer Partido, não sei se o Srº Vitor Barros que é membro da Concelhia do BE, ao publicar tal artigo o fez no uso da liberdade, ou se o fez no uso da libertinagem. É que se aparecerem mais como ele, o BE não entra em reflexão, entra em implosão.

Sem comentários: