quinta-feira, abril 07, 2011

Construção do Açude

DESEJO QUE NÃO SEJA VERDADE

Apesar da sessão de esclarecimento promovida pela Câmara Municipal no Centro Náutico Moitense no passado dia 2, existe quem continue com muitas dúvidas sobre o projecto em curso.

Registei hoje pela leitura de um dos presentes na sessão, que o esvaziamento da caldeira no baixa-mar, ou seja o cachão de água que naturalmente se formará, ficará em linha com o tabuleiro. A ser verdade que é isto que consta no projecto, é importante desde já alertar para que não seja cometido tal erro, pois para além de quebrar o impulso inicial do movimento das águas e gerar a sua imediata dispersão, vai de certeza afectar as fundações do tabuleiro, que como se calcula pelo tempo em que foi construido, assenta em estacaria de madeira.

Desejo que isto não passe de equivoco de quem ouviu, porque a ser verdade é desde já um mau agoiro para a obra, e, para todos os que com ela pretendem ofuscar os disparates e a incompetência do malogrado dique.

De uma forma ou de outra, a ideia que deixei sustenta-se nos estudos de Leonardo d'Vinci, sobre os efeitos do movimento das águas.

Sem comentários: