domingo, março 06, 2011

A Cegueira é Tanta...


A propósito do artigo de opinião que esta Senhora publicou no Jornal da Moita, no qual se refere à saudação do Bloco de Esquerda ao Dia da Mulher, proposta na última Assembleia Municipal.

Fui dos poucos, senão mesmo o único assistente do público que se manteve até ao final da referida Assembleia, logo assisti a tudo o que por lá se passou.
.
Começo por considerar estranho que este artigo tenha sido publicado nesta data, uma vez que demonstra ter conhecido antes de publicado o conteúdo do escrito do Srº António Chora, publicado no mesmo dia e na mesma página, traduzindo no caso, ou a existência de um ajeitado pluralismo jornalístico, ou o uso antecipado do direito de resposta.
.
Sobre as moções apresentadas na Assembleia Municipal pela CDU e o BE, constatei o seguinte:
1- Os membros do BE, sem qualquer comentário, votaram a favor da Moção da CDU;
2- A saudação apresentada pelo BE, embora tratando o tema de forma diferente, não continha qualquer critica ao Executivo da Câmara Municipal, apenas apresentava uma recomendação sustentada em apoios no âmbito do QREN;
.
Fiquei estupefacto com as intervenções proferidas pelos membros da CDU em relação à Moção do BE, nomeadamente a do Srº Merendas ao considerar que a referida moção não só branqueia o papel do governo como ataca vergonhosamente a Câmara, ordenando de imediato em estilo patronal a todos os elementos da CDU, para que votassem contra.
.
A falta de bom senso e o sectarismo tornou-o cego por instantes. Basta perceber que se os elementos do BE pretendessem branquear o que quer que fosse, não só teriam usado da palavra sobre a moção da CDU, como teriam votado contra.
Qualquer pessoa liberta de má fé perceberia que se tratavam de moções sobre o mesmo tema e que se complementavam, pois a do BE, ao contrário do que dizem não contém qualquer ataque à Câmara, apenas integra uma recomendação sem qualquer frase acintosa. Deste modo, se o que sucedeu na Assembleia por parte da CDU já foi um enorme disparate, o artigo da Srª Vanda Figueiredo é apenas um despropósito absurdo.
.
Partindo da frase que escreveu "infelizmente há pessoas que se dizem democratas e que não se comportam como tal", relembro algumas das recentes e frequentes práticas da CDU na Assembleia Municipal da Moita, a que eu tenho assistido.
A CDU detém o record de moções apresentadas sobre questôes de âmbito nacional, esgotando sistemáticamente, até à exaustão o ponto antes da ordem do dia - integrando nos respectivos textos uma fraseologia normalmente acintosa em relação à oposição, com o claro objectivo de limitar as votações à sua maioria absoluta. Tal prática exclusivista e sectária, manifesta-se até nos textos de saudações ao 25 de Abril ou ao 1ºde Maio, não se verificando qualquer esforço unitário, ou sequer o desejo de conseguir a unanimidade do orgão Assembleia Municipal. Preferem quase sempre encaminhar as discussões para um estilo grosseiro, despropositado, impedindo a elevação e funcionamento democrático daquele orgão composto por pessoas eleitas, tal como eles, representantes da população do Concelho.
.
A cegueira é tanta, que aconteceu no voto de pesar aquando do falecimento de José Saramago, apresentarem um texto de tal modo exclusivista e provocador, que descambou numa discussão sórdida e inapropriada, descredibilizando a Assembleia Municipal, pois tais procedimentos não honraram a memória do escritor. Apresentaram-no como sua propriedade, como se obras como "O Memorial do Convento" ou outras que ele escreveu, fossem manuais ou catecismos partidários. Saramago que pouco tempo antes em entrevista a J.Rodrigues dos Santos, dissera "que o comunismo falhou", contextualizando tal afirmação sem sequer negar o seu ideário, usando apenas a realidade dos acontecimentos, exactamente liberto das nostalgias de que infelizmente tantos ainda enfermam. Mas a cegueira é tanta, que voltaram ao mesmo aquando do falecimento de Dias Lourenço, pois o suposto voto de pesar pela natureza do texto apresentado, mais pareceu a promoção da devassa - sobre este não adianto mais, meteu-me nojo o que se passou!...
.
Estive no funeral de Álvaro Cunhal, de entre muitos milhares de pessoas, muitas nem sequer eram votantes do PCP. Lá aconteceu com a minha companheira encontrar uns tios, pessoas que sempre votaram no PSD - a certa altura, quando a urna passava, observei a tia rezando.
.
Em democracia apresentam-se propostas, não se impõem vontades - respeitam-se as convicções e sentimentos dos outros.
.
P.S.- Na ultima Assembleia, apenas no destrinçar de equivocos formais relativos a uma acta, sem jeito nem trambêlho um membro da CDU, com todas as letras apelidou o deputado Tita de mentiroso. Assim vai a educação - calculo até que o Srº Tita deve ter peçonha por ser do CDS - assim vai a democracia.


16 comentários:

Anónimo disse...

Funcionária da camara da moita, entra e sai á hora que quer, e é esta senhora delegada sindical, assim vai o partido na Moita, a culpa tambem é do governo, quando a chefe a procura nunca está no local de trabalho, podera anda a tratar em alhos vedros ou setubal, mais uma greve, assim vai a democracia no concelho da moita.

jppp. 07.03.2011

Anónimo disse...

Afinal é funcionária da Câmara.
Logo vi o afinco com que ela se empenha na defesa do tacho.
Em resumo é uma boya.

Zé Lascas disse...

Se esse jppp é quem eu penso que é, então será esse indivíduo que vulgarmente se designa por molotof, que aparece nalgumas notícias e é o tal bandalho, conhecido por todos os trabalhadores da câmara, pela população do vale e até pela família socialista.

Anónimo disse...

Ao Zé Lascas
Que raio, a única lasca do post é a Vanda, o Molotof foi da Concelhia da CDU no tempo do KGB e antes de se ter passado para a CIA.
Isto não tem nada a haver com o post.

Anónimo disse...

Parece que o molotof está a perturber esse pessoal da democracia, esperem pela melhor, parece que o molotofe vai ser vereador, nao sdabiam, mas parece que ele com alguns dos vereadores afastados do pc, fizeram obra no concelho, agora não presta é um bandalho, só porque está no ps.

Olhem parece que a nova ponte da caldeira é para demoluir antes de construir. e a piscina na moita vem ai no próximo programa eleitoral do pcp, mas o povo já não cai nessa inventem outra.

Anónimo disse ...

Anónimo disse...

Essa senhora, tem que ter esse discurso, porque para além dessas acumulações também é filha de uma funcionária do PCP.

Isto é tudo tachos e panelas e povo deste Concelho anda a dormir.

Abram a pestana que esta gente arranja fortunas com a bandeira do PCP.

Anónimo disse...

è membra da assembleia municipal, está perturbada coitada, mas não foi ela que escreveu, só deu o nome e a foto, para aparecer, deverá ser a próxima candidata á junta de freguesia da baixa da banheir, fonte digna me informou, é uma lasca muito fraquinha, de verdade!! agora alguem do partido escreeve e decidem quem dá a cara, esse manel madeira, já não dá a cara segundo conversa despediu empregados, e não paga renda em alhos vedros, é o que a aguia diz.

pensavam que era só noutros partidos... há há á mais esperem pelos novos capitulos!!!

Anónimo disse ...

Anónimo disse...

Quer-me parecer que esta oposição é muito baixinha. Com este tipo de argumentos não derrotam a CDU tão depressa, porque o povo não é parvo e sabe bem que alternativas tem pela frente. O molotofe a vereador, o m. borges a chefe do partido, a cruela a mandar e o duro a desertar ...

Anónimo disse...

e vocês nos sete e picos,oito e coisa nove e tal. Já estiveram em mais de 50 concelhos, hoje vão nos 20 e poucos...

Anónimo disse...

Para o anónimo do dia 9 Março das 23.20.
Quem são os politicos que a CDU tem na Câmara, tem tino, andas a falar dos socialistas quem são esses da CDU, tadinhos, o que fazem pelo Concelho, sabes como se diz em Sarilhos, pochecha essa BOCA.

Anónimo disse...

Para o anónimo do dia 9 Março das 23.20.
Quem são os politicos que a CDU tem na Câmara, tem tino, andas a falar dos socialistas quem são esses da CDU, tadinhos, o que fazem pelo Concelho, sabes como se diz em Sarilhos, pochecha essa BOCA.

Anónimo disse...

quando não existem argumento. é a a noguerira que salta á vista. Um Vereador que sai batendo com a portá, que não respeita quem lhe teu o voto. tenho vergonha na cara eu voto ps mas em voces nunca tenho vergonha que quem isto escreve melite no mesmo partido que eu

Anónimo disse...

Pois pois voves no ps nem tens gente gira... força VANDA

Anónimo disse...

Olhem o respeito tá que eu acomulo varias funções varios empregos, na CMM trabalho muito tamto que depois vou fazer uns biscates na escola tecnica, pois o salario que os manos do PCP me pagam na CMM não chega pra viver eu bem que peço mais mas os meus Camaradas do PS dizem que não pode ser e olha tenho de acomular ...
MOLOTOF

O Broncas disse...

E o post, ninguém comenta!?...

Anónimo disse...

Excelente post.