domingo, março 27, 2011

Crise/Eleições (1)

Embora me enquadre naqueles que pretendem uma ruptura com a cartilha neoliberal, cuja hegemonia está a permitir a maior vigarice financeira jamais concretizada, delapidando povos e países, sentindo-se na Europa e particularmente nos países ditos periféricos, onde Portugal se inclui - a actual situação politica portuguesa a aguardar eleições, suscita-me algumas considerações.

Dando como adquirido as inevitabilidades que o PS e o PSD ainda há poucos meses acordaram apresentar ao país, com a aprovação do Orçamento de Estado e sucessivos PECs, a presente situação em que se aguarda a marcação de eleições, só aconteceu por decisões absurdas e até irracionais, não compatíveis com o nível de confiança que no dizer dos próprios, seriam essenciais para convencer os mercados. Juntando o facto do momento escolhido coincidir com decisões da UE, ao que dizem, com novas regras de protecção e de financiamento aos países que a integram com maiores dificuldades.
.
Tudo começou com o discurso de Cavaco Silva, que na tomada de posse continuou o estilo do dia da vitória, acrescentando ao ressabiamento de então a opção por uma das partes, usando não só um tom humilhante para o Governo como despreocupação pelos "mercados", a agiotagem de que tanto gosta, com o retrato que apresentou do país, ele que é o Presidente da República. Daqui se percebe, embora errada, a postura do Governo ao não informar a Presidência sobre os contornos do PEC4 e por simpatia, não ter informado o seu parceiro dos PECs, o PSD. ´

Mediante isto, em que é evidente um PS em desespero à espreita de uma oportunidade para refazer a imagem eleitoral que lhe garanta continuar no governo, surge um PSD deslumbrado pela hipótese de o conseguir. Somando-se disparates, os quais demonstram não se importarem com a imagem do país, multiplicando-os até mesmo junto das Instituições Europeias, sendo aí confrangedoras, a subserviência e posições contraditórias de Passos Coelho em presença da Srª Merkel.
.
Cavaco Silva, PS e PSD, são assim os únicos responsáveis em partes iguais, não só pela situação em que o país se encontra, como pela imagem abastardada, insólita pela trapalhada que armaram.

É neste quadro de partida que o país irá para eleições, caracterizado pela chantagem dos juros dos agiotas, ou de um hipotético resgate, em que se por um lado o PSD pretende reduzir o "estado social" a cacos, por outro, o PS diz dispôr-se a cuidar dos cacos em que ele vai ficando.
.
Desejo por isto que o eleitorado arrume os seus votos por forma a que os principais partidos da alternância, tenham menos do que habitualmente, que nenhum atinja a maioria absoluta, de modo a que a Assembleia da República readquira a legitimidade popular, perdida pelas decisões sectárias dos directórios politicos do PS e PSD, parando de vez com a habilidade do ora agora mamas tu, ora agora mamo eu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora vamos lá pensar que é uma coisa que muita gente não gosta. Então eu não voto no ps que nos pôs nesta desgraça. Mas pôs? Ah! Então não houve nenhuma crise mundial. Pois, pois! Ah! O que se tem passado no Egipto, Tunísia, Líbia, Síria, Reino Unido, Grécia, Irlanda, etc., etc., é apenas espectáculo. Ah! Pois é! Esta crise internacional é da culpa do Sócrates. Ah! Pois é! Pobre coitado, com tanto poder que até provoca crises nos EUA. Sejamos honestos ao menos uma vez já que o único mentiroso é o Sócrates. Então não quis meter os professores na ordem! Acabar com toda a gente com o nível de excelente? E quem o impediu? psd, be, pcp, cds, sempre unidos até à derrota final. Não quis ele acabar com centros de saúde com 1 utente à noite 1 dia por semana? E quem o impediu? Os mesmos. Não quis ele acabar com escolas com 1 só aluno, com outras práticas pouco normais nas escolas? E quem o impediu? Os mesmos. Podia citar inúmeras reformas que não foram feitas por culpa dessa santa trindade de 4 partidos. E agora ele que não fez porque não o deixaram é que é o responsável. Bonita maneira de pensar. Bom mas continuando. Eu não voto ps pelo que se sabe. E voto psd ou cds? Que sei que são por experiência muito piores? Então vou votar pcp ou be que se aliaram à direita para agora porem o psd no governo? Não são eles todos iguais. Ou uns piores que outros. O pcp não é o da ditadura do proletariado? Ditadura? Ah! É verdade, eles apoiam a ditadura cubana, norte coreana e todas as outras. Foda-se! Jamais poderia votar nestes gajos. E o be trotsequista, pró Albânia, com o filho da puta do major Tomé e outros iguais a ele. Foda-se! Jamais poderei votar nestes filhos da puta! Foda-se camarada!
Se calhar o melhor é continuar a votar no menos mau, isto é, no PS.

O Broncas disse...

Não sou como o Cavaco, que na tomada de posse se esqueceu da crise internacional.