sábado, fevereiro 19, 2011

Viva a Camâra da Moita

Vai custar 1 milhão 233 mil e tal euros.
É obra em tempo de crise.
A construção do açude no Cais da Moita é sem dúvida uma obra importante , pois faz retornar à Vila as raizes da sua identidade - a presença deste braço do estuário do Tejo que a natureza facultou.
Com esta obra enterra-se um pesadêlo com mais de meio século. Enterra-se o dique estúpidamente construido em 1954 por decisão do então Presidente da Câmara, Zézinho Lourenço, figurão nomeado e não eleito para aquele cargo pelo regime fascista, que naquele tempo e contra a vontade da população, nomeadamente dos fragateiros, até a Porta de Água que garantia a limpeza deste braço do estuário e assim condições de navegabilidade, mandou destruir.
É importante lembrar estes acontecimentos, para que os mais jovens percebam como as pessoas eram tratadas durante a Ditadura Fascista - um país em que as opiniões e vontades populares não contavam para nada.
Destruiram a Escola e o Jardim Conde Ferreira, onde até a vedação em ferro trabalhado foi para à quinta do presidente, roubaram o guindaste do Cais sem que ainda hoje se saiba quem se amanhou com o negócio - a corrupção era o prato de cada dia.
Hoje é impensável acontecerem coisas destas.
.
Após 57 anos tornou-se possível enterrar
mais uma marca da Ditadura Fascista - desejo que a construção
do açude decorra da melhor forma.
VIVA A CAMÂRA DA MOITA

6 comentários:

Anónimo disse...

Este artigo contem incongruencias e mentiras por favor reponham a verdade.
Em prol de uma Historia com verdade.

Charabaneco disse...

Se trocar o Zé Lourenço pelo Zé Luis, como a metodologia foi a mesma,a verdade fica reposta.

Anónimo disse...

Será que esta ponte vai resolver os problemas do concelho?
só vai beneficiar os moradores da Fonte da Prata, que depois vão pela lama até a casa.

Será que um comboio ribeirinho desde a Baixa da Banheira até Sarilhos Pequenos, não resolverá parte do problema, económico da População da Moita.
Para quando o desvio do transito da Marginal, BP, Palheirão, que pelas 17h30 é um caos, filas indeterminavéis, não seria melhor fazer uma ponte de desvio da Rotunda do Matão até á escola Preparatória da Fragata, Alto São sebastiao, para não falar das festas da Moita que não temos outra saida, ou será que depois mais uma vez vão deitar abaixo esta a construir, para construir outra, com esta Politica não teremos futuro na Moita, viva a democracia participada.

JPPP. 20.02.2011

Anónimo disse...

Este post está bem montado,muitos parabéns.

Anónimo disse...

O que se vai ali no Cais montar deve ser uma cópia do Arco de Trajano em Mérida ou o Arco do Triunfo em Paris à cautela..!
Tenham juízo.

Anónimo disse...

esta suposta ponte tem alguma coisa a ver com a outra que nunca foi utilizada e depois derrubada e ninguem questiona dos dinheiros publicos ali enterrados (desenterrados).