sexta-feira, janeiro 28, 2011

Mais de 42 mil pessoas tiveram problemas para votar no dia 23

Via: Público

Teve dificuldades em votar nestas presidenciais? Assinale no nosso mapa interactivo o sítio onde encontrou problemas e partilhe a sua experiência: http://is.gd/73B3vB

Cartão de Cidadão

A abstenção nas eleições presidenciais foi a maior de sempre, e talvez pudesse não ter sido assim se todos os que se dirigiram às assembleias de voto soubessem o seu número de eleitor. Numa ronda pelas 40 freguesias com maior número de eleitores em Portugal, que representam um universo de 1.289.902 inscritos, as estimativas feitas pelos autarcas deixam concluir que pelo menos 42 mil pessoas tiveram dificuldades em votar e recorreram às juntas. Destas, uma parte terá mesmo desistido, mas é impossível quantificar ao certo quantos acabaram por não depositar o seu voto na urna.

O número de pedidos de informação, feitos por eleitores que eram portadores do cartão do cidadão, estará subdimensionado. Não conta com os valores estimados por alguns autarcas como "centenas" e peca por defeito porque diversas juntas de freguesia simplesmente não contabilizaram os pedidos que receberam a partir do momento em que o Portal do Eleitor bloqueou. O período mais problemático foi das 11h às 18h e o pico foi às 13h20, quando o site registou cerca de 22 mil acessos num só minuto.

Sem comentários: