domingo, dezembro 26, 2010

(....)

Kustodiyev-1927
Ontem, depois de várias horas de brincadeiras com os netos - ao ouvir as notícias e as inúmeras imagens das distribuições de refeições acompanhadas das habituais declarações, sempre sintonizadas na caridadezinha, a empurrarem-me o pensamento para o conformismo "de que apesar de tudo, se não fosse assim, seria bem pior".
Consegui saltar para outros tempos, misturando a música, a pintura e assim o entusiasmo e a esperança que por todo o lado animaram os povos por um mundo melhor. É verdade que foi um tempo curto, cedo limitado por desgraceiras que entendo irrepetíveis na humanidade, geradoras de enormes desencantos, mas mesmo assim um tempo em que pela primeira vez os famélicos da fome pretenderam edificar um sistema solidário, sem espaço para a caridadezinha.
Estive a ouvir a 5ª Sinfonia de Chostakovitch, cuja tensão emocional e avassaladora, traduz bem o entusiasmo e a esperança daquela época.
.
Acredito mesmo que num qualquer dia destes, que calculo próximo, outra sinfonia tocará, interpretando o entusiasmo e a vitória dos povos sobre o actual e tenebroso Império dos Deuses Agiotas.

Sem comentários: