sexta-feira, outubro 22, 2010

NA CHINA...

Para Fazer
o que é Preciso
Como seria bom para o Proletariado de todo o Mundo, se os Trabalhadores Chineses aderissem à Greve Geral !?... mas sabemos das dificuldades, da repressão a que estão sujeitos, do sistema tenebroso de controlo em que o regime se sustenta.

.
Mesmo assim, na China
A LUTA CRESCE.
Submetidos a condições de vida degradantes e a um controlo desumano, a classe operária e demais trabalhadores de várias regiões do país, iniciaram em Maio diversas acções reivindicativas, com exigências que não incidem apenas no aumento dos miseráveis salários que recebem. Fazem-se greves por uma questão de dignidade humana.
.
Em 17 de Maio iniciou uma greve que veio a terminar a 4 de Junho numa fábrica de componentes auto em Foshan, com a particularidade de na negociação, os representantes da classe (16) não pertencerem aos "sindicatos oficiais", conseguindo o aumento salarial de 500 yuans (55€) para cada operário. É de registar que neste momento ninguém sabe do paradeiro de alguns dos 16 negociadores, nomeadamente de um operário militante comunista, que entendeu não aceitar as orientações dos "sindicatos oficiais".
.
Enquanto decorria esta greve, na empresa Foxconn Technology em Shenzhen, os trabalhadores iniciaram uma greve de repúdio ao regime lá existente, onde nos últimos 5 meses 10 trabalhadores se suicidaram - a luta foi esmagada pelos dirigentes dos "sindicatos oficiais",apoiados em Agentes de Segurança, verificando-se algum alívio em 20 de Julho, pelo acréscimo da revolta gerada pelo suicídio de um operário de 18 anos, numa empresa próxima e subsidiária da Foxconn.
.
Mas este, inesperado e estranho movimento de classe para as autoridades e "sindicatos oficiais", que iniciou em Maio, não ficou por aqui, ele alastrou pelas provincias de Shandong, de Jiangsu e de Yunnan, atingindo as cidades de Nanquim, Pequim, Chongqing e Lanzhu, destacando-se a greve de 15 dias feita por 17 mil motoristas de taxi em Changchun, que acabaram por vencer, impedindo a aplicação de mais uma taxa.
.
Nesta data, apesar da repressão, especialmente feroz para os militantes comunistas desavindos das orientações dos "sindicatos oficiais", a classe operária, o proletariado destas regiões conseguiu aumentos saláriais de 250 a 600 yuans.
.
Porque sabemos que lá não faltam Tarrafais e Aljubes e se pratica o tiro na nuca, o colectivo do Arremacho está solidário com todos, mesmo todos, os que lutam pela liberdade. Deste modo, o nosso aplauso ao recente laureado com o prémio Nobel da Paz.
(Tratam-se de informações credíveis, cujas fontes não posso divulgar, seria obviamente perigoso.)

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa Broncas1
Excelente post.

AV disse...

Camarada Broncas, vejo que estás cada vez mais Comunista Libertário, o que me apraz...
Infelizmente eu estou cada vez mais fascista e isso não me deixa nada satisfeito, estou numa encruzilhada ideológica...

AV2

Anónimo disse...

O NUNO CAVACO AINDA NÃO APARECEU POR AQUI, porque será?...